DENTISTAS

Cerâmicas odontológicas garantem estética e funcionalidade dental

Cerâmicas odontológicas garantem estética e funcionalidade dental

Confira aqui em quais quadros clínicos as cerâmicas odontológicas são indicadas

Pequenas fraturas no dente podem ser corrigidas pelo dentista com uma restauração dentária. Se o tratamento for o mais adequado após o diagnóstico, o próximo passo será escolher o material, como cerâmicas odontológicas.

Elas ajudam na recomposição da estética, bem como na funcionalidade do dente. Por isso, ao escolher as cerâmicas odontológicas, o paciente garante muitos benefícios.

Cerâmicas odontológicas são materiais restauradores. Elas têm como papel central a reestruturação da estrutura dental.

Ficou interessado pelo assunto? Então fique ligado neste artigo porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre as cerâmicas odontológicas.

Conhecendo mais sobre a restauração dentária!

A restauração dentária é o procedimento odontológico que garante a recomposição da estrutura do dentes depois de ter sofrido uma fratura ou cárie. O procedimento permite que o dente restabeleça algumas características fundamentais, como:

  • Forma natural;
  • Funcionalidade;
  • Alinhamento; e
  • Estética.

No entanto, antes da restauração dentária o profissional fará o diagnóstico para entender se o procedimento é realmente necessário.

Desse modo, na consulta, o profissional utilizará um pequeno espelho para examinar e avaliar as superfícies dos dentes afetadas.

Caso seja preciso, o cirurgião-dentista também pode realizar exames radiográficos para obter uma análise dentária minuciosa. E, assim que a indicação for feita, está na hora de escolher o material usado na restauração.

Tipos de Cerâmicas Odontológicas

Dentro do mundo das cerâmicas, há diferentes formas de compor o material. Por isso, fizemos uma lista com os principais exemplos de materiais restaurados para você entender mais sobre o assunto.

  • Livres de metal: os cerâmicos livres de metal surgem como alternativa para as metalocerâmicas. Além disso, são indicados para a estruturação dos dentes anteriores e posteriores.
  • Zircônia: a cerâmica de zircônia é indicada para a estruturação de coroas unitárias anteriores e posteriores. E, é indicada para próteses parciais ou fixas compostos de três elementos localizados na região anterior.
  • Feldspática: a cerâmica feldspática garante a qualidade estética. No entanto, tem baixa resistência e é mais leve quando comparada a outras. Por essas características, a feldspática é indicada para a estruturação de coroas unitárias anteriores em locais de pouco estresse oclusal.
  • Dissilicato de lítio: a cerâmica de dissilicato de lítio é mais resistente, mas se apresenta com menor translucidez. Ela é indicada para próteses parciais ou fixas compostos de três elementos localizados até o 2º pré-molar.

Importante: o tipo de cerâmica das restaurações também será avaliado a partir de suas vantagens e desvantagens. Portanto, alergias, local afetado, custo e a extensão do preparo são alguns dos aspectos a serem discutidos antes da decisão final.

Quais os benefícios das cerâmicas odontológicas?

Os profissionais estão usando cada vez mais os sistemas cerâmicos nas aplicações clínicas. Isso porque eles apresentam benefícios essenciais para os pacientes. As principais vantagens do uso da cerâmica são:

  • Material translúcido- ou seja, a estética é parecida com a do dente;
  • Estabilidade química;
  • Textura;
  • Compatibilidade biológica;
  • Coeficiente de expansão térmica parecido com o da estrutura original do dente;
  • Fluorescência;
  • Resistência; e
  • Durabilidade.

Agora que você já descobriu mais sobre o assunto, marque uma consulta com o dentista de confiança. Desse modo, você pode entender se as cerâmicas odontológicas são ideais para o seu tratamento restaurador.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também