Catuama pode ser utilizado no combate de problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda tudo sobre esse medicamento multifuncional

Você já ouviu falar sobre o catuama? O nome engraçado pode confundir. Será uma fruta? Um remédio? Um objeto?Mas fique tranquilo, neste artigo iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre a substância.

A primeira informação relevante é que, assim como qualquer medicamento, o catuama não deve ser utilizado sem indicação profissional. Lembre-se, a automedicação é extremamente perigosa.

Catuama é um medicamento fitoterápico composto por plantas com reconhecidas propriedades estimulantes do sistema nervoso central. Ele é principalmente indicado como medicação estimulante para tratar as estafas mentais ou físicas, também conhecidas como astenias.

Como o catuama funciona?

Como já dissemos, o catuama é composto por diversos ingredientes com capacidade de estimular o nosso sistema nervoso central.

Assim, a sua atuação ocorre por meio desses estímulos, que combatem estafas mentais ou físicas sofridas pelo paciente.

Fora isso, o remédio proporciona o notável aumento das contrações musculares, favorecendo uma funcionalidade cardiotônica do produto.

O tempo médio de atuação do composto varia de acordo com o organismo de cada indivíduo e da quantidade ingerida por ele.

Qual é a atuação do Catuama em nossa saúde bucal?

A principal relação entre catuama e saúde bucal ocorre no auxílio do tratamento da síndrome da boca ardente.

A síndrome da boca ardente promove uma queimação ou sensação de ardência continua na mucosa oral, e muitas vezes não possui causas óbvias que justifiquem tal sensação.

Os sintomas da síndrome da boca ardente podem incluir:

  • Sensação crônica de ardência na língua, principalmente no palato duro, nos lábios ou na superfície da boca entre as gengivas e os lábios;
  • Sensação de boca seca;
  • Sensação de formigamento causando desconforto;
  • Alterações ou perda do paladar;
  • Aumento de sede.

As formas de manifestação da dor podem variar. Ela pode surgir logo cedo, ao acordar, intensificando-se ao longo do dia e persistindo até a noite.

Também pode ir e vir. Com isso, o paciente passa um dia inteiro sem ardência e ainda assim ela pode voltar no dia seguinte.

Portanto, o catuama surge como alternativa terapêutica, reduzindo consideravelmente os sintomas do problema. Ele ainda apresenta menos efeitos adversos quando comparado a outras drogas utilizadas na solução do incômodo.

Entretanto, não cura totalmente a disfunção, devendo ser acompanhado de um tratamento mais intensivo.

Contraindicações e efeitos colaterais do Catuama

Apesar de ser extremamente efetivo em diversos tratamentos, nenhum medicamento é perfeito. Assim, o catuama apresenta algumas contraindicações e efeitos colaterais.

As principais contraindicações são:

  • Pacientes com hipersensibilidade a algum dos ingredientes da fórmula;
  • Pessoas que sofrem com ansiedade, arritmia cardíaca, taquicardia, hipertensão, gastrite, diabetes e hipertireoidismo;
  • Pacientes grávidas ou em período de lactação.

Já quando falamos de efeitos adversos, é possível citar:

  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Cefaleia;
  • Taquicardia.

Além disso, a administração de altas doses pode trazer algumas consequências, como vômitos, dor de cabeça, falta de sono e diarreia.

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente para que não haja maiores complicações.

Por isso, mais uma vez é importante ressaltar que a automedicação com catuama ou qualquer medicamento pode prejudicar bastante.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.