Cárie oculta é silenciosa e oferece riscos à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Falta de higiene bucal é uma das causas da cárie oculta

A cárie normalmente é associada a dor e a manchas no dente. No entanto, existe uma outra versão da doença, que não apresenta esses sintomas: a cárie oculta.

Nesse artigo você vai entender o que é e como se proteger da cárie oculta. E claro, vamos te dar todas as informações sobre o tratamento!

A cárie oculta é uma lesão de cárie que ocorre na dentina. Ou seja, o problema fica sob a superfície do dente, oculta aos nossos olhos. Ela pode ser mais perigosa que a cárie comum, já que pode destruir a estrutura do dente antes de ser detectada.

Cárie oculta x Cárie comum

A maior diferença da cárie oculta é o local. Sua posição sob a estrutura do dente agiliza os problemas que a cárie comum também oferece.

Elas também não se assemelham nas causas. A cárie comum costuma surgir quando há um enfraquecimento do esmalte dentário.

Já a cárie interna não tem causas definidas, mas nenhuma delas envolve o enfraquecimento do esmalte.

Quais as possíveis causas?

Como já citado, não há uma causa definida. Um dos fatores que pode levar à cárie interna é o enfraquecimento da dentina, a parte interna do dente.

Assim, mesmo com o exterior forte, as bactérias facilmente conseguem se instalar dentro do dente. Há muitos caminhos para que elas cheguem lá, como fissuras na superfície oclusal.

Defeitos estruturais no dente e excesso no consumo de açúcar também são fatores relevantes. Além, claro, da má higienização dos dentes.

Como identificar o problema?

A única forma de identificar o problema é consultando regularmente seu dentista. Através de exames clínicos e do raio x, ele pode identificar a cárie.

Se a cárie interna não for identificada e evoluir, o paciente pode passar a ter os sintomas da cárie comum. Esse alerta é mais fácil de ser identificado, mas apresenta um problema muito maior.

Qual o tratamento para cárie oculta?

Existem dois tratamentos para esse problema. Cada um deles é usado em uma fase da doença.

Se a raiz do dente não foi atingida, o tratamento é a restauração dentária. Ela vai recuperar o dente, sem dores. O procedimento é feito com anestesia local.

Já nos casos mais complicados, onde a raiz do dente é afetada, não há muita solução. É preciso realizar um tratamento de canal, procedimento também indolor.

A última medida a ser tomada é a extração do dente. Não deixe evoluir para esse caso!

Como prevenir a cárie oculta?

A prevenção da cárie oculta é a mesma da cárie comum. O ponto principal é a higienização bucal. Não deixe de escovar os dentes de maneira correta três vezes ao dia e de usar o fio dental.

Essa medida simples já preveni a maioria dos problemas que afeta a sua saúde bucal! Fique atento!

Outro fator importantíssimo é a visita regular ao dentista. A cárie interna é a prova de que, mesmo quando “tudo parece bem”, pode haver problemas!

A recomendação é que você vá, pelo menos, duas vezes ao ano no dentista. Essa medida simples evita doenças, deixa seu sorriso mais limpo e pode economizar seu dinheiro. Sem gastos com tratamentos depois!

Entendeu tudo sobre a cárie oculta? Lembrou de que não vai ao dentista faz tempo? Aproveite para marcar sua consulta ainda hoje!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.