Cárie oculta é silenciosa e oferece riscos à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Falta de higiene bucal é uma das causas da cárie oculta

A cárie normalmente é associada a dor e a manchas no dente. No entanto, existe uma outra versão da doença, que não apresenta esses sintomas: a cárie oculta.

Nesse artigo você vai entender o que é e como se proteger da cárie oculta. E claro, vamos te dar todas as informações sobre o tratamento!

A cárie oculta é uma lesão de cárie que ocorre na dentina. Ou seja, o problema fica sob a superfície do dente, oculta aos nossos olhos. Ela pode ser mais perigosa que a cárie comum, já que pode destruir a estrutura do dente antes de ser detectada.

Cárie oculta x Cárie comum

A maior diferença da cárie oculta é o local. Sua posição sob a estrutura do dente agiliza os problemas que a cárie comum também oferece.

Elas também não se assemelham nas causas. A cárie comum costuma surgir quando há um enfraquecimento do esmalte dentário.

Já a cárie interna não tem causas definidas, mas nenhuma delas envolve o enfraquecimento do esmalte.

Quais as possíveis causas?

Como já citado, não há uma causa definida. Um dos fatores que pode levar à cárie interna é o enfraquecimento da dentina, a parte interna do dente.

Assim, mesmo com o exterior forte, as bactérias facilmente conseguem se instalar dentro do dente. Há muitos caminhos para que elas cheguem lá, como fissuras na superfície oclusal.

Defeitos estruturais no dente e excesso no consumo de açúcar também são fatores relevantes. Além, claro, da má higienização dos dentes.

Como identificar o problema?

A única forma de identificar o problema é consultando regularmente seu dentista. Através de exames clínicos e do raio x, ele pode identificar a cárie.

Se a cárie interna não for identificada e evoluir, o paciente pode passar a ter os sintomas da cárie comum. Esse alerta é mais fácil de ser identificado, mas apresenta um problema muito maior.

Qual o tratamento para cárie oculta?

Existem dois tratamentos para esse problema. Cada um deles é usado em uma fase da doença.

Se a raiz do dente não foi atingida, o tratamento é a restauração dentária. Ela vai recuperar o dente, sem dores. O procedimento é feito com anestesia local.

Já nos casos mais complicados, onde a raiz do dente é afetada, não há muita solução. É preciso realizar um tratamento de canal, procedimento também indolor.

A última medida a ser tomada é a extração do dente. Não deixe evoluir para esse caso!

Como prevenir a cárie oculta?

A prevenção da cárie oculta é a mesma da cárie comum. O ponto principal é a higienização bucal. Não deixe de escovar os dentes de maneira correta três vezes ao dia e de usar o fio dental.

Essa medida simples já preveni a maioria dos problemas que afeta a sua saúde bucal! Fique atento!

Outro fator importantíssimo é a visita regular ao dentista. A cárie interna é a prova de que, mesmo quando “tudo parece bem”, pode haver problemas!

A recomendação é que você vá, pelo menos, duas vezes ao ano no dentista. Essa medida simples evita doenças, deixa seu sorriso mais limpo e pode economizar seu dinheiro. Sem gastos com tratamentos depois!

Entendeu tudo sobre a cárie oculta? Lembrou de que não vai ao dentista faz tempo? Aproveite para marcar sua consulta ainda hoje!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.