Tratamento de canal escurece o dente?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Infelizmente, sim, em algumas situações o tratamento de canal escurece o dente; confira o motivo

Hoje em dia é cada vez mais comum a busca por um sorriso perfeito. Para isso, diversas técnicas são aplicadas, como o tratamento de canal, por exemplo. No entanto, você sabia que o canal escurece o dente?

Apesar de ser um procedimento utilizado para recuperar a polpa dentária e evitar que o dente morra, o tratamento de canal escurece o dente em alguns casos. Você sabe por que?

Nos casos em que o canal escurece o dente, há alguma alteração química que acomete o elemento dentário ou contratempos durante o procedimento, que fizeram com que a coloração se modifique.

No entanto, caso precise fazer o tratamento de canal, pode ficar tranquilo. Essa alteração na cor do dente não é algo comum de acontecer.

Por que o dente fica escuro após o tratamento?

Como citamos anteriormente, não são em todos os casos que o tratamento endodôntico deixa o dente escurecido.

Na grande maioria das vezes, ele é feito sem nenhuma adversidade, o que mantém a coloração dentária tradicional.

No entanto, existem algumas condições que causam o escurecimento. Veja quais são:

  • Quando o nervo dental é retirado, gerando diversas modificações químicas dentro dele;
  • Se o paciente possui hemorragias após a remoção pulpar que não é tratada;
  • Quando as partes da polpa não foram retiradas da cavidade do dente;
  • Em situações que a dentina fica muito tempo em contato com os medicamentos utilizados pelo médico para o tratamento, uma vez que as substâncias penetram a dentina e acabam por oxidá-la;
  • Dependendo do medicamento ou da forma como o dentista realiza o procedimento;
  • Quando resquícios da decomposição da polpa permanecem na coroa dentária, já que os resíduos acabam entrando nos canais dentários, alterando sua aparência.

É válido pontuar que esse último motivo de escurecimento é também um fator que leva o paciente a precisar do tratamento de canal.

É possível evitar que o tratamento de canal escureça o dente?

Agora que você já sabe quando o tratamento de canal escurece o dente, é necessário entender que é possível evitar que isso aconteça.

O primeiro ponto para isso é realizar os hábitos de uma boa higiene bucal diariamente. Manter a saúde da boca em dia garante que o paciente evite a necessidade de um novo tratamento de canal.

Agora, por outro lado, é possível analisar que a grande maioria das razões pelas quais o dente escurece são causadas pela forma como a técnica foi feita.

Sendo assim, para impedir problemas maiores, o aconselhado é justamente procurar por um profissional qualificado para realizar esse tipo de procedimento.

O que fazer quando o dente com canal escurece?

Muitas pessoas se desesperam quando fazem um tratamento endodôntico e o dente escurece. Afinal, isso não era esperado. A boa notícia é que existem técnicas capazes de reverter essa situação. Por isso, veja o que fazer quando o dente com canal escurece.

Especialistas recomendam que, antes de realizar qualquer método de clareamento, é necessário passar por um profissional para diagnosticar o motivo da alteração e qual é a melhor forma de combater isso.

Por conta disso, as possibilidades são a prevenção do escurecimento ou da intensidade que isso acontece por meio da limpeza dos canais radiculares. Para isso, o canal sofre uma obturação e uma restauração com o uso de materiais apropriados.

Mas também existe o clareamento intra-canal e as facetas dentárias, outros procedimentos que ajudam a deixar o dente escurecido após canal branco novamente.

Como funciona o tratamento de canal?

Por fim, é interessante explicar o que é o tratamento de canal e quando ele é necessário.

Como já falamos, ele nada mais é do que a recuperação da parte interna do dente, a polpa, por meio da remoção do tecido pulpar necrosado e posterior vedação do canal.

Então, se o paciente chega com dores no canal, o dentista irá abrir o dente e aliviar a dor por meio da retirada das bactérias ali presentes. Após isso, será feita uma restauração dentária.

É imprescindível que o paciente realize esse procedimento o mais rápido possível. Se a inflamação atingir a raiz do dente, provavelmente o dente perderá sua vitalidade.

A indicação mais comum para tratamento de canal é a morte pulpar, quando as células da polpa dentária morrem.

Isso normalmente acontece se o paciente sofrer algum tipo de pancada no dente.

Lembre-se que não é porque o tratamento de canal escurece o dente que você deve deixar de realizá-lo. Negligenciá-lo poderia gerar diversos problemas, como um infecção bacteriana aguda na boca.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!