Cálculo dental exige tratamento com o cirurgião-dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Podendo ser formado na cavidade bucal de qualquer pessoa, é evitado com simples cuidados

Você já deve ter reparado em alguém ou até em si mesmo que pequenas placas de sujeira se juntam em seus dentes após as refeições, certo? Isto é o cálculo dental.

Conhecido como tártaro, o cálculo dental pode se manifestar com mais facilidade em pessoas idosas. Em geral, pessoas que se encontram nessa faixa etária estão mais propensas à formação do cálculo.

O cálculo dental é a placa bacteriana que se forma sobre a superfície dos dentes e das mucosas, no caso a gengiva, e que endurece com o passar dos dias se não for retirada.

Principais Tipos de Cálculo Dental

De forma geral, ele se origina da mineralização do biofilme dental. Basicamente, é possível separar o cálculo dental em 2 categorias. São elas

  1. Cálculo supragengival: este primeiro caso é clinicamente visível à margem gengival. Sua presença e quantidade são o resultado do nível de depósitos bacterianos nos dentes. Porém, também são influenciados pela secreção da glândula salivar. A maior quantidade da placa supragengival é normalmente encontrada nas superfícies vestibulares dos molares maxilares adjacentes à glândula parótida nas superfícies linguais dos dentes mandibulares anteriores, que estão expostos ao ducto das glândulas submandibulares. Este pode ainda variar na cor indo do branco ao marrom escuro, dependendo da cor dos alimentos mais consumidos.
  2. Cálculo subgengival: é formado à margem gengival e não é normalmente visível. Pode ser detectado pela exploração tátil por meio de uso da sonda periodontal ou de um explorador fino. Sendo normalmente evidente por sua superfície áspera. Se a margem gengival for retraída por um jato de ar ou por algum instrumento dental, o cálculo subgengival acaba ficando evidente. Suas cores variam de marrom escuro e preto, indicando a presença de bactérias ou sangue.

É importante se consultar com o dentista que possa avaliar qual o caso em questão, e assim, preparar o tratamento mais adequado para o quadro.

Como remover cálculo dental?

Existem algumas diferenças entre a placa bacteriana e o cálculo dental. Enquanto a placa pode ser removida através da escovação e do uso correto do fio dental, o tártaro deve ser removido por um profissional no consultório.

Normalmente, no tratamento, o dentista ou higienizador usarão instrumentos afiados para raspar o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.

Dessa forma, é suavizada a superfície do dente para ajudar na prevenção e adesão da placa dental bacteriana e a formação de mais tártaro.

É extremamente importante que, nas primeiras aparições, já seja tratado.

Desse modo, será evitado o desenvolvimento do cálculo dental severo. Ele pode causar a deterioração do dente, mau hálito e formas graves de doença da gengiva.

Ainda assim, a melhor forma de saber com certeza como eliminar cálculo dental é procurando um cirurgião-dentista. Ele irá fazer uma avaliação do caso e indicar a melhor e mais eficaz forma de resolver o caso.

Medidas básicas de higiene bucal diária podem evitar o desenvolvimento de um cálculo dental. Por isso, manter uma rotina de cuidados é fundamental!

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.