Conhece a bleachorexia? Saiba tudo sobre essa síndrome

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça tudo sobre essa obsessão estética do mundo odontológico

A busca incessante pela perfeição na estética dental pode desencadear até mesmo alguns distúrbios psicológicos. Entre eles podemos citar a bleachorexia.

A doença recebeu esse nome nos Estados Unidos, e pode-se dizer que a bleachorexia é um problema bastante recente.

A bleachorexia é um distúrbio onde o paciente cria uma obsessão absurda em possuir dentes extremamente brancos, como os daqueles atores de Hollywood, sabe?

Logo, não importa o status do clareamento. Uma vez que pessoa possui a doença ela nunca está satisfeita com a tonalidade de seus dentes.

Problemas causados pela bleachorexia

Quando um paciente cria um vício em dentes brancos, escovando constantemente e utilizando diversos produtos clareadores, é necessária uma intervenção do dentista.

Caso contrário, todo o esmalte do dente pode ser destruído.

Isso por que a maioria dos clareadores possui compostos extremamente corrosivos que, se não dosados de forma adequada, podem irritar gengivas e deixar os dentes extremamente sensíveis e quebradiços.

Além disso o excesso pode acarretar em efeito inverso, deixando os dentes com uma aparência mais escura e feia.

Uma vez que o esmalte tenha sido corroído quimicamente ele não mais pode ser restaurado, ou seja, o dano é irreversível. Em casos mais graves, até mesmo o interior da estrutura dentária acaba sendo danificado.

Então, quando devo buscar um clareamento dental?

Assim como qualquer para procedimento odontológico, antes de realizar um clareamento dental é necessário consultar um dentista especializado.

Logo, o recomendado é que o clareamento dental seja realizado por um profissional da odontologia. Esse, por sua vez, também tem o papel fundamental de alertar quanto aos excessos e suas consequências.

Além do dentista, o psicólogo também precisa intervir

Assim como quem sofre anorexia, os pacientes com bleachorexia ficam com uma visão distorcida de si mesmo, avaliando que seus dentes podem ficar cada vez mais e mais brancos.

Com isso, além do dentista, quem demonstra sintomas de bleachorexia também deve procurar ajuda psicológica.

Tipos de clareamento dental

Agora iremos citar os principais tipos de clareamento dental existentes.

Lembre-se, caso deseje realizar alguns desses procedimentos, faça tudo com muita responsabilidade, moderação e sempre com acompanhamento profissional.

  • Clareamento a laser: este tipo de clareamento nos dentes é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com o uso de luz pulsada. Os resultados deste método são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão. Porém, podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados desejados.
  • Clareamento com moldeira: meste caso, procedimento pode ser feito em casa com o uso de uma moldeira de silicone, criada pelo dentista, para ser usada com um gel clareador. Este tratamento produz ótimos resultados, porém mais lentos, sendo necessário o uso da moldeira por algumas horas do dia ou à noite, por cerca de 2 semanas.

É verdade que dentes brancos proporciona uma linda aparência e ajudam na auto estima. Mas tudo deve ser feito com controle.

A bleachorexia traz diversos problemas, tanto na saúde bucal como na saúde psíquica da pessoa afetada. É um transtorno sério e precisa de tratamento adequado.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.