Biotecnologia pode melhorar diagnósticos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Auxílio crescente da biotecnologia na odontologia pode ajudar a combater problemas bucais comuns e raros

Aqui na Simpatio, nós buscamos trazer todos os termos que fazem a diferença na odontologia e na aplicação de técnicas da saúde. Por isso, o tema deste artigo é a biotecnologia!

O tema rende uma longa conversa! Para começar, precisamos definir o que é biotecnologia:

Biotecnologia visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia. A palavra biotecnologia, de origem grega, significa qualquer tecnologia que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica, de acordo com a definição da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU.

Características da biotecnologia

A biotecnologia clássica é baseada na utilização de organismos vivos encontrados na natureza (microbiologia), ou melhorados pela ciência da genética.

Além disso,  envolve um conjunto de atividades como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja).

Já a biotecnologia moderna faz uso:

  • Da genética molecular: DNA recombinante
  • Da multidisciplinaridade: combinação de conceitos da biologia celular, zoologia, botânica, ecologia, entre outras.

Ou seja, ela busca gerar novas tecnologias baseadas em outros ramos da biologia.

Biotecnologia em Odontologia

A engenharia genética na odontologia passou a ser estudada com finalidade de aplicação das técnicas biotecnológicas com mais força a partir do final da década de 1990. Os estudos são voltados, principalmente, para:

  • Predição de diagnóstico;
  • Para a modificação de micro-organismos causadores da cárie dentária;
  • Para a criação de elementos dentários a partir de células-tronco, entre outras aplicações.

Tomemos como exemplo a manipulação das células-tronco. Essas células não possuem a capacidade de diferenciação estabelecida. Isso significa que elas podem “se transformar” em diferentes tipos de células.

O cientistas estão utilizando essas células com o intuito de conseguir a reprodução dentária. Esse é apenas um dos caminhos que a engenharia genética odontológica assumiu para resolver as mais diversas doenças bucais.

Os estudos comprovam que, a partir das células-tronco adultas na polpa dental que:

  1. Tem a capacidade de se diferenciar em fibroblastos, ascélulas do tecido conjuntivo; e
  2. Tem capacidade de se diferenciar dos odontoblastos, envolvidos na formação de dentina;

É, sim, possível reproduzir dentes. Os estudos sobre esse e outros temas ainda estão em desenvolvimento e esbarram em uma série de questões.

O que desacelera as inovações biotecnológicas?

Por exemplo, há movimentos entre cientistas e não-cientistas contra a utilização de células-tronco em experimentos científicos.

Tudo isso colabora para a demora das pesquisas, que precisam de anos de estudos e de muitos testes antes de chegar a disponibilizar os tratamentos para a população.

É importante lembrar que é através da boca que os alimentos são triturados e iniciam seu processo de digestão, além de ser um órgão essencial para a fala e para a interação social do indivíduo.

Portanto, a manipulação dos genes em prol da saúde bucal como um todo é fundamental para potencializar e integrar o tratamento de doenças que venham a afetar a região discutida.

Gostou de saber mais sobre a biotecnologia? Continue conferindo os artigos da Simpatio para saber mais sobre as inovações no meio odontológico!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.