DENTISTAS

Importância da biópsia nos diagnósticos odontológicos

Importância da biópsia nos diagnósticos odontológicos

Confira a importância e como é feita a biópsia na odontologia

Nem sempre os exames clínicos ou as radiografias odontológicas são conclusivas. Por isso, antes de determinar o curso dos tratamentos, o cirurgião-dentista pode complementar o diagnóstico com a biópsia.

O exame de biópsia pode ser feito no próprio consultório com materiais específicos. Mas, os resultados só são analisados em laboratórios. O prazo para os resultados saírem é em média duas semanas.

A biópsia é um exame laboratorial. Ela é um procedimento no qual o profissional colhe uma pequena amostra de células ou tecido para um estudo em laboratório.

Os patologistas bucais são os profissionais com especialização responsáveis pela análise da biópsia na odontologia.

Preciso fazer o exame de biópsia?

O exame complementar é indicado para situações em que o paciente apresenta:

  • Lesões que não cicatrizam em até 15 dias;
  • Lesões que não curam após determinado tratamento;
  • Lesões com causas desconhecidas;
  • Alterações nos tecidos; e
  • Alterações nos ossos.

Tipos de biópsia

Na hora de fazer a biópsia odontológica, o profissional pode pedir a biópsia incisional ou a biópsia excisional.

No caso da incisional, o profissional remove parte da lesão que precisa ser analisada. Por isso, esse caso é indicado para lesões extensas ou com localização que dificulta o acesso dos materiais.

Por outro lado, no caso da excisional, o cirurgião-dentista remove toda a lesão que precisa ser analisada. Esse caso é indicado para lesões pequenas, ou seja, com pouca dimensão. Além disso, é recomendado para lesões que têm permitem o acesso fácil dos materiais.

É a partir da biópsia que o cirurgião-dentista poderá indicar o melhor tratamento para a alteração que está causando as lesões.

Em qualquer um dos procedimentos, o profissional irá utilizar:

  • Seringa carpule;
  • Agulha;
  • Cabo de bisturi;
  • Lâmina número 15;
  • Punch;
  • Porta agulha;
  • Pinça hemostática; e
  • Tesoura.

Assim que o especialista retirar o material, ele irá mandar para um laboratório. O patologista bucal será o responsável pelo laudo histopatológico, que contém informações sobre o material analisado.

Cuidados bucais

Para evitar que você tenha alguma lesão na cavidade bucal, é preciso que você cuide da sua saúde bucal. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Assim, você evita lesões que precisam da biópsia para um tratamento efetivo. Fique atento e tenha um sorriso perfeito!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também