Benefícios da biomodificação radicular para a odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimento químico é realizado após alisamento radicular

A química também é aliada da odontologia! Exemplo disso é o desenvolvimento do método de biomodificação radicular.

O procedimento de biomodificação radicular representa uma técnica inovadora para garantir a saúde bucal do paciente.

Biomodificação radicular é um tratamento químico que visa promover a descontaminação da raiz dentária.

Importância da Biomodificação Radicular

O acúmulo de bactérias junto às raízes dentárias é uma das principais causas para diversas doenças periodontais. Em geral, o tratamento de utilização mais comum para esses casos é a raspagem e alisamento radicular.

A raspagem e alisamento radicular consiste em procedimento não-cirúrgico realizados no consultório odontológico.

Desse modo, o periodontista remove a placa bacteriana que está abaixo da margem gengival. Em seguida, as superfícies das raízes dos dentes são limpas e aplainadas utilizando instrumentos especiais.

Contudo, esse procedimento não garante a eliminação por completo de elementos na superfície radicular.

Isso porque é comum que se forme a chamada smear layer. Ela consiste em uma camada de partículas orgânicas que se acumula nas paredes radiculares após o procedimento de raspagem.

A smear layer, por sua vez, pode representar uma barreira física que impede a regeneração do tecido periodontal. Assim, o tratamento é prejudicado, correndo o risco até mesmo de se tornar ineficiente.

Por isso, a biomodificação da superfície radicular se mostra importante na odontologia.

Nela, a realização de limpeza utilizando diversos agentes químicos promove a eliminação da smear layer e a descontaminação completa da raiz dentária.

Consequentemente, o processo de regeneração tecidual do periodonto é beneficiada.

É importante ressaltar que o procedimento de biomodificação da superfície radicular é um complemento para a raspagem radicular, e não um substituto.

Assim, um deve acontecer de forma sequencial ao outro, proporcionando total segurança para a saúde bucal do paciente.

Como evitar doenças periodontais?

Apesar de o ramo da odontologia já contar com diversos tratamentos modernos e eficientes para promover a cura de doenças, a prevenção ainda é a melhor maneira de escapar dos efeitos negativos dos problemas odontológicos.

Em geral, a grande maioria das doenças, inclusive as periodontais, são causadas pelo acúmulo de bactérias na cavidade oral.

Esse acúmulo, por sua vez, é propiciado por hábitos nocivos como o consumo excesso de alimentos com açúcar e amido, além das falhas na higiene oral.

Por isso, algumas boas dicas para potencializar a saúde dos dentes, incluem:

  • Escovar os dentes ao menos três vezes por dia. É importante que o paciente se recorde de escovar os dentes nos momentos após as refeições e antes de dormir;
  • Optar por escovas de cerdas macias. Essa característica é importante para evitar o desenvolvimento de lesões na gengiva pelo atrito das cerdas da escova;
  • Complementar a escovação com uso de fio dental e enxaguante bucal. Ambos os produtos são essenciais para remover bactérias que continuaram na boca, mesmo após a escovação. Ainda, o enxaguante bucal atua no controle químico das bactérias.
  • Visitar o dentista de maneira periódica também é extremamente importante. Além de indicar formas de melhorar a sua saúde bucal, o profissional também pode avaliar a necessidade de alguns tratamentos odontológicos, como a biomodificação radicular.
Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.