Procedimento químico é realizado após alisamento radicular
A química também é aliada da odontologia! Exemplo disso é o desenvolvimento do método de biomodificação radicular.
O procedimento de biomodificação radicular representa uma técnica inovadora para garantir a saúde bucal do paciente.
Biomodificação radicular é um tratamento químico que visa promover a descontaminação da raiz dentária.
Importância da Biomodificação Radicular
O acúmulo de bactérias junto às raízes dentárias é uma das principais causas para diversas doenças periodontais. Em geral, o tratamento de utilização mais comum para esses casos é a raspagem e alisamento radicular.
A raspagem e alisamento radicular consiste em procedimento não-cirúrgico realizados no consultório odontológico.
Desse modo, o periodontista remove a placa bacteriana que está abaixo da margem gengival. Em seguida, as superfícies das raízes dos dentes são limpas e aplainadas utilizando instrumentos especiais.
Contudo, esse procedimento não garante a eliminação por completo de elementos na superfície radicular.
Isso porque é comum que se forme a chamada smear layer. Ela consiste em uma camada de partículas orgânicas que se acumula nas paredes radiculares após o procedimento de raspagem.
A smear layer, por sua vez, pode representar uma barreira física que impede a regeneração do tecido periodontal. Assim, o tratamento é prejudicado, correndo o risco até mesmo de se tornar ineficiente.
Por isso, a biomodificação da superfície radicular se mostra importante na odontologia.
Nela, a realização de limpeza utilizando diversos agentes químicos promove a eliminação da smear layer e a descontaminação completa da raiz dentária.
Consequentemente, o processo de regeneração tecidual do periodonto é beneficiada.
É importante ressaltar que o procedimento de biomodificação da superfície radicular é um complemento para a raspagem radicular, e não um substituto.
Assim, um deve acontecer de forma sequencial ao outro, proporcionando total segurança para a saúde bucal do paciente.
Como evitar doenças periodontais?
Apesar de o ramo da odontologia já contar com diversos tratamentos modernos e eficientes para promover a cura de doenças, a prevenção ainda é a melhor maneira de escapar dos efeitos negativos dos problemas odontológicos.
Em geral, a grande maioria das doenças, inclusive as periodontais, são causadas pelo acúmulo de bactérias na cavidade oral.
Esse acúmulo, por sua vez, é propiciado por hábitos nocivos como o consumo excesso de alimentos com açúcar e amido, além das falhas na higiene oral.
Por isso, algumas boas dicas para potencializar a saúde dos dentes, incluem:
- Escovar os dentes ao menos três vezes por dia. É importante que o paciente se recorde de escovar os dentes nos momentos após as refeições e antes de dormir;
- Optar por escovas de cerdas macias. Essa característica é importante para evitar o desenvolvimento de lesões na gengiva pelo atrito das cerdas da escova;
- Complementar a escovação com uso de fio dental e enxaguante bucal. Ambos os produtos são essenciais para remover bactérias que continuaram na boca, mesmo após a escovação. Ainda, o enxaguante bucal atua no controle químico das bactérias.
- Visitar o dentista de maneira periódica também é extremamente importante. Além de indicar formas de melhorar a sua saúde bucal, o profissional também pode avaliar a necessidade de alguns tratamentos odontológicos, como a biomodificação radicular.