Barreira de polipropileno é inovação para regeneração óssea

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Método agiliza a produção de células que atuam na regeneração do tecido ósseo

Algumas técnicas, como a colocação de enxertos ósseos, são tradicionalmente utilizadas na odontologia. Contudo, isso não significa que elas não podem ser superadas e substituídas por métodos mais inovadores e tão eficientes quanto. Esse é o caso da barreira de polipropileno.

Você conhece a técnica odontológica que se utiliza de barreira de polipropileno para possibilitar a futura colocação de implantes dentários?

Barreira de polipropileno é uma técnica muito útil e inovadora para a odontologia. Neste artigo vamos detalhar com precisão do que se trata esse método e quais as suas principais funções.

Funções da Barreira de Polipropileno na Odontologia

A técnica pode ser auxiliar para diferentes procedimentos odontológicos. Entre eles, podemos citar:

Regeneração óssea

Na odontologia, a barreira em polipropileno pode ser utilizada em processos nas quais se mostra necessária a regeneração óssea.

Em geral, essa regeneração tem a função de preservar o rebordo alveolar após uma exodontia.

Isso porque é comum que, após a retirada de um dente, sejam feitos alguns danos ao tecido ósseo, prejudicando o rebordo alveolar.

O rebordo alveolar é a estrutura óssea responsável por alojar as raízes dos dentes.

Essa estrutura é anatômica e depende da presença e da posição das raízes dentárias. Além disso, os rebordos alveolares são áreas da cavidade bucal extremamente suscetíveis a diminuição óssea.

Além da extração dentária, existem algumas outras situações que também podem prejudicar o rebordo. Entre eles, podemos citar a ação de doenças infecciosas na cavidade oral e o ocorrimento de traumas.

Desse modo, manter essa estrutura bem conservada é uma grande preocupação dos dentistas, principalmente em casos nos quais se prevê a colocação de implantes dentários, depois da perda de um dente.

A técnica que se utiliza da membrana de propileno é vantajosa por dispensar enxertos ósseos.

Dessa maneira, é feita uma regeneração tecidual guiada com auxílio dessa membrana regenerativa dental.

O procedimento de regeneração tecidual objetiva a recuperação do tecido ósseo por meio de um estímulo natural.

Para isso, são utilizados materiais biocompatíveis e atóxicos, como o polipropileno. Eles formam uma barreira física que impede o contato entre as células vindas do tecido gengival e a superfície radicular.

Desse modo, a barreira possibilita que a proliferação das células aconteça com maior eficiência, aumentando a regeneração do tecido.

É importante ressaltar que, para que um procedimento de regeneração tecidual guiada ocorra de maneira segura e eficiente, a boca do paciente deve se manter livre de bactérias.

Por isso, manter uma boa higiene oral se mostra mais importante do que nunca.

Expansão Maxilar

O procedimento que visa a expansão maxilar também é beneficiado pela técnica com membrana de polipropileno.

Essa técnica é útil para os casos em que o rebordo alveolar já sofreu a atrofia decorrente dos danos ao tecido ósseo advindos de uma perda dentária.

Desse modo, a expansão maxilar objetiva expandir a maxila antes da sua calcificação.

Uma técnica que pode ser utilizada pelo profissional da odontologia é a aplicação de membrana de polipropileno junto à colocação de implantes cone morse e após a realização de retalhos vestibulares e no rebordo alveolar.

Isso porque, após determinado período, a barreira de polipropileno atua como um alicerce para a neoformação óssea, além de representar um suporte para os implantes instalados.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.