Barra transpalatina é um dos tipos de aparelho ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A barra transpalatina é encaixada nos dentes molares situados em cada extremidade da arcada dentária superior

A ortodontia é a especialidade responsável pela correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. Existem diversos tipos de tratamentos recomendados nessa área. E um deles é a barra transpalatina.

A barra transpalatina pode ser utilizada de maneira avulsa ou associada ao aparelho ortodôntico fixo.

A barra transpalatina é um arco metálico que tem um fio de 0,9mm de diâmetro que interliga dois dentes molares, tanto o primeiro quanto o segundo, situados cada um em uma extremidade da arcada superior. Sua curvatura acompanha a do palato, isto é, do céu da boca.

Funções da barra transpalatina

Vamos evidenciar as principais funções da barra palatina ortodôntica:

  • Realizar a ancoragem, uma técnica que usa um ponto fixo na boca para ajudar na movimentação de outros dentes;
  • Rotação ou inclinação dos dentes molares;
  • Fazer a movimentação dos molares em direção à face distal;
  • Consequentemente, serve como expansor palatino, aumentando o espaço do palato para obter o alinhamento da arcada dentária;
  • Estabilizar a posição dos molares durante a mecânica de intrusão dos dentes anteriores.

Existem diversos tipos de aparelhos que atuam na ortodontia. No entanto, o momento em que são recomendados dependerá da saúde bucal do paciente. Por isso, a ortodontia divide-se em etapas.

Tipos de ortodontia

  • Preventiva – age para prevenir que o paciente coloque aparelho ou tenha que extrair dentes para alinhar a arcada.
  • Interceptiva –  intervém logo que o dentista identifica alguma disfunção na cavidade oral da pessoa.
  • Corretiva – se o distúrbio torna-se permanente, é necessário corrigi-lo. Geralmente, é nesse instante em que recomenda-se o uso dos aparelhos fixos, por exemplo.

A possibilidade de ação da barra transpalatina pode ser nessas três etapas citadas.

Colocando a barra transpalatina

Após o dentista verificar a necessidade de colocação da barra transpalatina, ele fará uma moldagem da boca do paciente para retirar um modelo.

Posteriormente, adaptará a banda do aparelho ao dente molar e manipulará o fio para deixá-lo com um encaixe anatômico à curvatura do palato.

Outros aparelhos ortodônticos

  • Aparelho móvel – é o tipo de aparelho mais usado pelas pessoas. Seu objetivo é movimentar os dentes para a posição correta. É uma das opções menos invasivas que existe. Pode ser colocado a fim de evitar o aparelho fixo ou ao fim do tratamento com o fixo.
  • Aparelho fixo – o aparelho fixo é formado pelas bandas, fios e braquetes. É encaixado na parte frontal dos dentes. Seu intuito é o mesmo do móvel, mobilizar os dentes para sua posição.
  • Aparelho extrabucal – o aparelho extrabucal muda a posição dos ossos da mandíbula e dos dentes. E como seu nome já esclarece, ele está posicionado na parte de fora da boca.
  • Aparelho de contenção – é fixado na parte de trás dos dentes ântero-inferiores, pois eles têm mais propensão ao desalinhamento. Normalmente, são colocados ao final do tratamento ortodôntico.
  • Aparelho lingual – o aparelho lingual é semelhante ao aparelho fixo. Entretanto, agora ele é posicionado na parte interna dos dentes, não prejudicando a estética.
  • Placa lábio ativa – a placa lábio ativa funciona como um aparelho removível que reabilita as disfunções da boca, principalmente o apinhamento dos dentes no período da dentição mista, ou seja, quando o paciente está na fase de transição dos dentes de leite para os permanentes.
  • Expansor palatino –  expansor palatino lembra bastante a barra transpalatina, mas em maior escala. Seu ofício é aumentar o espaço do palato para alinhar o arco dental.
Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.