Barodontalgia: conheça a dor nos dentes em viagem de avião

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Barodontalgia pode ser a expressão de uma série de patologias bucais

Realizar viagens de avião é o grande sonho para muitas pessoas. Contudo, esse desejo pode ser atrapalhado por um caso de barodontalgia.

Você conhece a barodontalgia, o problema odontológico que relaciona a saúde bucal e viagens de avião?

Barodontalgia é uma dor no dente relacionada à mudança de pressão atmosférica, sendo comum durante viagens de avião, por exemplo.

Características da Barodontalgia

A principal característica da aerodontalgia é a sensação de dor aguda nos dentes quando o indivíduo é submetido a alterações na pressão atmosférica.

Por isso, é muito comum que essa pressão nos dentes ocorra durante a decolagem ou pouso de aviões.

Além disso, outras situações podem ser responsáveis por essa dor, como a prática de mergulho autônomo ou escalada de montanhas.

Dessa maneira, o problema acontece por conta da expansão do ar nas cavidades dentárias.

Problemas dentários podem estar relacionados à Barodontia

O que muitos não sabem é que um caso de dor de dente no avião pode ser apenas um sintoma para um problema odontológico ainda maior.

É comum que a condição esteja relacionada à patologias na polpa dentária. Isso porque pode haver a expansão do ar presente na cavidade pulpar.

Desse modo, entre os problemas odontológicos possivelmente relacionados com a aerodontalgia, podemos citar:

Pulpite

A pulpite é uma inflamação na polpa dentária responsável por fortes dores na arcada do paciente. Em geral, seu desenvolvimento está associado a ação de bactérias acumuladas na cavidade oral.

Um dos riscos dessa doença é a perda da vitalidade da polpa dentária que, consequentemente, acarreta a perda do dente como um todo.

Isso porque a polpa é uma parte importante da estrutura dental, uma vez que contém os diversos tecidos sanguíneos e nervosos do dente.

Cárie dentária

Assim como a pulpite, a cárie dentária também é provocada pela ação de bactérias em nossas bocas. Dessa vez, esses microrganismos nocivos promovem a deterioração dos dentes e formam uma lesão estrutural.

É comum, ainda, que essa lesão apresente uma coloração escurecida. Além da dor, o aumento da sensibilidade dentária também é uma característica da patologia.

Restaurações mal adaptadas

Restaurações dentárias que não foram feitas da maneira adequada ou não se adaptaram à boca do paciente, podem trazer uma série de riscos para a saúde bucal. Um deles é o aumento de chances de barodontia.

Necrose pulpar

A necrose pulpar é caracterizada por ser o estágio avançado de um quadro de inflamação na polpa. Ela provoca o falecimento irreversível do sistema de nervos e irrigação sanguínea do dente, localizado na polpa dental.

Ao contrário do que muitos pensam, essa doença pode ser assintomática. Assim, é comum que algumas pessoas só descubram sua existência quando a mesma atinge a estrutura de suporte dos dentes.

Além disso, também é possível que o problema de pressão barométrica nos dentes esteja relacionado a traumas nos seios paranasais, como o seio maxilar, ou até mesmo com o ouvido.

É de extrema importância que o diagnóstico de um caso de barodontalgia seja realizado de maneira adequada junto ao dentista. Evitando que o sintoma seja confundido com outros problemas odontológicos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!