Babar enquanto dorme é um problema para a saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Desagradável para alguns, pode indicar disfunções ou ser algo positivo para nossa saúde

É mais do que comum que muitas pessoas acordem na manhã seguinte a uma noite sono e reparem que há um pouco de saliva no travesseiro. Isso ocorre em quem tende a babar enquanto dorme.

A produção de saliva é fundamental para a saúde bucal e que se mantém enquanto estamos dormindo. Por isso, babar enquanto dorme é totalmente normal.

Babar enquanto dorme pode ter vários significados: que você está dormindo demais ou de menos, cansaço extremo, muito relaxamento (principalmente muscular) e ainda pode estar ligado com alguns problemas.

Neste artigo, iremos explicar mais sobre até que ponto isso é saudável. Vamos lá?

Por Que Babamos Enquanto Dormimos?

Primeiro, é importante explicarmos que, mesmo quando estamos acordados, nosso organismo produz uma quantidade grande de saliva – em média de um litro.

Porém, não babamos pois os músculos da boca normalmente estão tensos e sendo constantemente estimulados e usados. Mesmo com a boca fechada, eles estão em atividade ao manter a boca com os lábios selados.

Dessa forma, o contrário ocorre quando estamos dormindo. Esse é o momento então que os músculos tendem a relaxar, e é ai que a boca fica aberta, nos fazendo babar no travesseiro.

Principalmente para as pessoas que gostam de dormir de lado, em posição lateral, isso facilita o ato de babar durante o sono. Ocorre uma vez que a cabeça está inclinada, facilitando com que a saliva escorra.

Por ser algo involuntário e quase que imperceptível, não é algo que conseguimos controlar.

Tratamento Para Não Babar Enquanto Dorme

Para que não ocorra mais de babar à noite, existem algumas medidas diferentes que podem ser tomadas e que melhoram o quadro do paciente.

Porém, é importante lembrar que o ato de babar de noite não é uma doença e nem sempre precisa de tratamentos. Por isso, caso você sinta que o hábito está realmente atrapalhando ou está exagerado, consulte um dentista.

Normalmente, o mais indicado é o tratamento multidisciplinar, envolvendo os profissionais otorrinolaringologistas, cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos e ortopedistas.

O principal motivo pelo qual tratar essa patologia com diversas especialidades é benéfico, é pelo simples fato de ter apresentado melhores resultados, diminuindo cada vez mais as chances do problema voltar a aparecer.

As medidas que são mais indicadas para esse tipo de tratamento envolvem:

  • Necessidade de fazer um restabelecimento da respiração nasal;
  • Tonificar a musculatura dos lábios;
  • Adequar a postura da língua e também dos lábios;
  • Consertar a mastigação, deglutição e fala (em casos em que estão apresentando falhas).

Ainda assim, cada caso é um caso específico e que pode necessitar de tipos diferentes de tratamentos. O ideal é se consultar um dos profissionais aptos para lidar o fato de você babar dormindo.

Benefícios e Malefícios de Babar Enquanto Dorme

Existem pontos positivos e negativos para babar dormindo. Na realidade, o ato é apenas um sintoma de certas disfunções que podem estar prejudicando nossa saúde.

Por essa razão, é preciso realizar um diagnóstico para definir as causas. Algumas dos principais motivo desse tipo de problema podem envolver:

  1. Síndrome da apneia do sono;
  2. Má postura ao dormir;
  3. Problemas de oclusão dentária.

Caso um médico já tenha sido consultado e nenhuma dessas situações tenha sido apresentada, pode ter uma simples razão para isso: você está dormindo bem. O relaxamento extremo pode ocasionar tal caso.

Esse é o lado positivo!

Porém, é preciso ficar atento quando estamos salivando muito dormindo. Existem casos em que babar dormindo pode levar o paciente a desenvolver a halitose.

O mau hálito em quem tende a babar enquanto dorme pode acontecer. Por isso, se notar que é algo que vem te incomodando, procure pelo seu cirurgião-dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.