Odontologia multidisciplinar garante atendimento otimizado

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os benefícios da odontologia multidisciplinar

Durante os procedimentos e planejamentos, os diferentes especialistas da área da odontologia precisam se unir para promover o melhor atendimento ao paciente. Por isso, a odontologia multidisciplinar é fundamental na área.

Na odontologia multidisciplinar todas as informações essenciais para o diagnóstico, planejamento e tratamento são compartilhadas entre os dentistas de diferentes áreas.

Odontologia multidisciplinar é o nome dado para o modelo clínico de gestão que junta os dentistas de diferentes áreas para a atuação em um caso clínico.

Neste artigo iremos iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a odontologia multidisciplinar. Vamos começar?

Benefícios da Odontologia Multidisciplinar

Entre os diversos benefícios desse modelo, está a possibilidade de compartilhamento e discussão de exames e tratamentos.

Com isso, cada membro da equipe consegue dar a opinião profissional que mais se adequá ao quadro clínico do paciente.

Além disso, o planejamento do tratamento pode ser feito de forma mais rápida, e o paciente consegue ter o acompanhamento odontológico especializado.

Quais profissionais atuam na Odontologia Multidisciplinar?

Na verdade, todos os profissionais da área da odontologia podem atuar em uma equipe multidisciplinar. Isso porque cada especialidade contribui mais para o atendimento e tratamento clínico.

Para você ter uma noção, alguns dos profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares são:

  • Endodontista: o profissional foca em doenças na raiz e polpa dos dentes;
  • Dentista especializado em implantodontia: profissional que cuida das cirurgias de implantes;
  • Dentista especializado em prótese dentária: quando formado, trabalha com a produção e criação de próteses para substituição de dentes danificados;
  • Ortodontista: o dentista usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento;
  • Periodontista: trabalha com gengiva e ossos da boca;
  • Dentista especialista em traumatologia e cirurgia buco maxilofacial: foca com o diagnóstico e tratamento de traumas na boca e na face por meio de cirurgias; e
  • Clínico geral: o papel do dentista na equipe multidisciplinar é de garantir os cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extração de dentes e a colocação de próteses.

Mas não esqueça: a equipe multidisciplinar pode ser formada por mais e por outros profissionais odontológicos. Tudo depende do quadro clínico do paciente.

Princípios Fundamentais da Equipe Multidisciplinar

Alguns requisitos básicos são fundamentais para a equipe multidisciplinar odontologia ter sucesso.

Por isso, os profissionais devem sempre manter um contato direto, para avaliar qual a melhor conduta a ser tomada em cada caso distinto. Além disso, é essencial que os profissionais se respeitem e mantenham uma ação cooperativa.

Também, toda e qualquer informação que venha a acrescentar, complementar ou informar algo que possa alterar os parâmetros do quadro clínico do paciente deve ser trocada entre a equipe interdisciplinar.

Mas é preciso lembrar que os profissionais são especializados em assuntos específicos.  Desse modo, o campo de atuação tem seu limite.

Assim, para o bem estar do paciente, o dentista deve encaminhar o paciente para outro profissional especializado quando necessário.

Quanto maior for a rede de contatos profissionais, mas preparada estará a equipa para lidar com os diferentes casos clínicos. Assim, a odontologia multidisciplinar mantém o compromisso de cuidar do paciente de maneira efetiva.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.