Como o azul de metileno pode ser usado na odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Azul de metileno pode ser utilizado contra bactérias causadoras de infecções no ramo odontológico

Em algum momento, todos ouvem falar de uma substância multiuso que recebe o nome de azul de metileno. Esse produto, facilmente encontrado em farmácias, é utilizado em processos químicos ou em nosso dia-a-dia.

Contudo, muitas pessoas desconhecem a possível utilização do azul de metileno em odontologia, e como ele pode ser útil na luta contra a ação de bactérias em nossas bocas!

Azul de metileno é um fármaco que, quando diluído em água, produz coloração azul. Ele pode ser aplicado de diversas formas, seja no tratamento de sintomas de hipóxia ou até mesmo como corante bacteriológico.

Utilização do azul de metileno na odontologia

O azul de metileno na odontologia pode ser utilizado como agente fotossensível durante a realização de uma terapia fotodinâmica.

Isso porque é capaz de absorver luz visível, o que o torna apto para participar ou promover reações fotoquímicas.

Dessa maneira, essa utilização é especialmente indicada para casos de terapia fotodinâmica em bolsas periodontais e nos canais radiculares.

O que é terapia fotodinâmica?

A terapia fotodinâmica é uma reação fotoquímica ativada por uma luz e um agente fotossintetizante. Esse procedimento visa afetar ou destruir determinado tecido pré-selecionado.

Para a realização adequada dessa terapia, são necessários 3 elementos. São eles:

Fonte de luz com comprimento de onda ideal

Existem diversos tipos de luz que podem ser utilizados para a realização desse processo. Alguns exemplos são a luz intensa pulsada, luz azul, luz vermelha, diodo emissor de luz (LED) e pulsed dye lasers (PLD).

Agente fotossensibilizante tópico ou sistêmico

Como dito anteriormente, o agente fotossensibilizante é capaz de absorver a luz emitida. A partir disso, ele é responsável pela geração de uma uma reação química.

Em geral, os agentes de uso mais comum são o ácido 5-aminolevulinico (ALA) e seu derivado esterificado, o metilaminolevulinato (MAL).

Quando ativados pela luz, eles se transformam em protoporfina IX. Esse metabolismo fotoativo é responsável pelas alterações metabólicas no decorrer do procedimento terapêutico.

Basicamente, o papel desses agentes é aumentar a sua quantidade e, consequentemente, melhorar a eficácia da terapia fotodinâmica.

Ainda, o terceiro elemento necessário para essa realização é um ambiente rico em oxigênio.

Terapia fotodinâmica na odontologia

A aplicação da terapia fotodinâmica no ramo da odontologia está diretamente ligada ao controle microbiológico. O primeiro passo para essa realização é a colocação do fotossensibilizador não tóxico sobre a área infeccionada.

Posteriormente, o elemento é ativado pela fonte de luz, realizando a limpeza e eliminando bactérias, fungos e vírus presentes no local. Tudo ocorre de maneira indolor.

Entre outras das vantagens está o fato de que essa terapia é economicamente viável. Ainda, a terapia não apresenta efeitos colaterais e não é considerada um procedimento invasivo. Isso porque a lesão é precisamente focada.

Por isso, a técnica é extremamente recomendada em quadros de cáries, doenças periodontais e infecções endodônticas.

Desse modo, o procedimento pode realizado por diversas vezes em um mesmo quadro, de modo que a terapia fotodinâmica com azul de metileno não produz efeitos tóxicos cumulativos.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.