Azitromicina ajuda no tratamento de doenças na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A azitromicina é usada na odontologia quando o paciente apresenta alergia a penicilina

Remédios são grandes aliados dos dentistas no tratamento de doenças bucais. Existe uma variedade enorme de medicamentos, e um deles é a azitromicina.

A azitromicina não é recomendada para pacientes alérgicos a antibióticos da classe dos macrolídeos, a qual a azitromicina está inserida. Nem para pessoas com doenças hepáticas, renais e com distúrbios do sistema cardiovascular, já que os efeitos colaterais podem ser mais acentuados.

Azitromicina é um antibiótico indicado para inflamações no sistema respiratório e na garganta, infecções nos tecidos moles, algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a clamídia, sinusite, otite, cancro e doenças odontogênicas e periodontais.

Uso da Azitromicina

A azitromicina trata infecções nos tecidos moles

O uso desse medicamento é intraoral. Sua vantagem é através da posologia. Ou seja, a indicação da dose indicada. Ela é ingerida uma vez ao dia, sendo administrada normalmente por cinco dias.

É importante ressaltar que a utilização desse e de qualquer outro remédio só pode ser feita sob prescrição e orientação médica. Automedicar-se nunca é a melhor saída.

Além disso, ela só pode ser vendida mediante apresentação de receita médica. O princípio ativo do antibiótico é a azitromicina diidratada.

Ela bloqueia a produção de proteínas pelas bactérias, que servem para sua proliferação e fortificação. Seu tempo de ação ocorre duas ou três horas após a ingestão.

Em caso de reação alérgica, o uso deve ser interrompido e seu médico ou cirurgião-dentista deve ser comunicado. Dessa forma, ele indicará um tratamento alternativo.

Possíveis Reações Adversas da Azitromicina

O antibiótico pode causar alguns efeitos colaterais

Veja quais são os efeitos colaterais mais comuns:

  • Diarreia;
  • Fezes moles;
  • Prisão de ventre;
  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Dor de cabeça.

Azitromicina na Odontologia

O uso da azitromicina na odontologia

azitromicina na odontologia é utilizada quando o paciente apresenta aversão à penicilina, pois o antibiótico predileto dos dentistas é a amoxicilina, que é uma penicilina semi-sintetizada.

As doenças odontológicas que ela trata são:

  • Pulpite;
  • Abscesso periodontal;
  • Pericoronarite;
  • Doença periodontal mais agudas;
  • Sinusite maxilar;
  • Profilaxia da endocardite bacteriana.

Pulpite

A pulpite é uma inflamação na polpa do dente, sua parte interior que reúne os tecidos nervosos e os vasos sanguíneos.

Ela ocasionas em fortes dores dentárias.

As causas que desencadeiam a pulpite são:

  • Cárie;
  • Traumas no dente;
  • Bruxismo;
  • Periodontite.

Seu tratamento dependerá da gravidade. Ele pode ser obturação ou tratamento de canal.

Abscesso periapical

O abscesso periapical acontece por conta de uma infecção bacteriana que acumula pus na região de encontro da gengiva com a raiz do dente.

Para tratá-lo, é necessário drenar o abscesso para, posteriormente, efetuar a raspagem subgengival.

Pericoronarite

A pericoronarite é uma inflamação que motivada por um dente semi-incluso. Isto é, aquele que não encontra-se totalmente erupcionado na arcada dentária.

Analogamente, é como se fosse uma gengivite. Mas, agora, causada pela parcialidade da posição dental. A acumulação de placa bacteriana que a circunda faz a gengiva infeccionar.

O recurso terapêutico envolve a gengivectomia, que irá retirar de 1 a 2 milímetros do tecido gengival agredido.

O dentista também terá de resolver o problema do dente semi-incluso, que pode ser feito pelo tracionamento ortodôntico ou exodontia.

Doença periodontal

Ela ataca da gengiva até o osso alveolar. As doenças periodontais são a gengivite e a periodontite.

Elas podem se manifestar de modo mais agudo, quando é necessária a intervenção com azitromicina, por exemplo, ou até mesmo com outros antibióticos.

A razão do desenvolvimento da gengivite é a placa bacteriana. Então, retirá-la é a forma de coibir a inflamação.

Se isso não for feito, ela evoluirá para a periodontite, comprometendo os tecidos de suporte ao redor do dente. E a abordagem odontológica, dessa vez, poderá ser cirúrgica ou não cirúrgica.

Na cirúrgica, será aplicada derivados de matriz do esmalte do dente, pois é preciso reconstruí-lo, e feita a regeneração tecidual guiada, um tipo de enxerto gengival.

Na não cirúrgica, o dentista removerá a placa e fará a raspagem e alisamento radicular, que raspa a raiz do dente para impedir o alocamento de novas bactérias.

Sinusite maxilar

A sinusite maxilar é definida pela inflamação da mucosa dos seios da face, a cavidade óssea localizada ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos.

Seu tratamento está associado à eliminação da infecção dental porque a doença é provocada por algum problema dentário. O principal é a cárie.

Endocardite

A endocardite bacteriana é uma infecção no endocárdio, que é o revestimento interno do coração.

Ela verifica-se no momento em que bactérias de outra parte do corpo se espalham através da corrente sanguínea, principalmente as presentes na boca, contaminando esse local.

O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença. Se a válvula tiver sido danificada, será preciso realizar uma cirurgia.

Em resumo, a azitromicina tem um papel fundamental para impedir o progresso de patologias odontológicas. Mas todas elas são evitadas com uma medida importante: a higienização oral.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!