Avental de chumbo protege dentista e paciente durante radiografia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Equipamento odontológico protege o paciente de radiações secundárias

Mesmo representando um avanço na tecnologia, as radiografias podem ter efeitos negativos na saúde do paciente, caso o profissional não tome os cuidados adequados. Um deles é o uso do avental de chumbo.

Você conhece a importância do avental de chumbo em procedimentos odontológicos?

Avental de chumbo é um equipamento odontológico que deve ser utilizado tanto pelo paciente, quanto pelo dentista. Por ser feito deste material, protege os pacientes dos possíveis efeitos da radiação.

Qual a função do avental de chumbo na odontologia?

Esse equipamento tem a função de proteger os envolvidos em uma radiografia odontológica contra radiações secundárias.

Por isso, ele serve como avental para paciente e também para o próprio profissional que realizará o exame. Sua utilização se dá principalmente durante a realização de radiografias periapicais.

Quanto custa o avental de chumbo?

O preço do avental de raio X vai variar de acordo com o seu tamanho e a área de cobertura (que pode ser apenas o colo ou até a cintura).

Em geral, os aventais menores custam em torno de R$300,00. Já os maiores, apresentam custo em torno de R$500,00.

Características do avental de chumbo

Esse tipo de avental é fabricado em borracha plumbífera com cerca de 0,25mm a 0,50mm de chumbo em sua composição. Por essa questão, ele também é frequentemente chamado de avental plumbífero.

Além disso, ele é revestido com tecido lavável, podendo esse ser bagun ou nylon. Essa característica torna mais fácil a sua assepsia e limpeza posterior ao uso.

A cor do equipamento pode ser escolhido pelo profissional, existindo grande diversidade.

É importante ressaltar que o produto não deve ser dobrado ou amassado. É necessário armazenar o avental de maneira adequada, em plano horizontal para a devida proteção de quem o utilizará.

O que é radiografia periapical?

A radiografia periapical é uma técnica odontológica que auxilia na elaboração de diagnósticos e no fornecimento, com maior detalhamento, do que está sendo analisado.

Dessa maneira, o exame garante e possibilita que o dentista trace um plano de tratamento minucioso, uma vez que permite a identificação de diversas doenças orais.

A palavra periapical inclui tudo aquilo que se refere à zona em torno da extremidade de uma raiz dentária.

Por isso, uma radiografia periapical conta com área de ação mais restrita, pegando de 2 a 4 dentes. Isso permite apresentar maior detalhamento da área.

Contudo, é importante lembrar que o exame periapical não se restringe somente a uma radiografia de poucos dentes. Uma radiografia periapical completa pode ser feita utilizando 14 raios X, que são agrupados posteriormente.

Em suma, o raio X periapical fornece uma visualização de toda a extensão do dente, partindo da coroa até a ponta da raiz, passando pelo espaço periodontal e pelo tecido ósseo que o rodeia.

Principais indicações da radiografia periapical

  • Diagnóstico de cárie dentária;
  • Detecção de lesões periapicais (ao redor da raiz dos dentes);
  • Controlo endodôntico (tratamento de canal ou desvitalização de dentes);
  • Visualização de obturações (materiais de restauração de dentes);
  • Diagnóstico de problemas nas coroas, raízes e osso alveolar;
  • Avaliação de perdas ósseas e de qualidade óssea;
  • Presenças de implantes dentários;
  • Diagnóstico de cistos, cálculos salivares, lesões neoplásicas e presença de corpos estranhos;
  • Auxílio no diagnóstico de trauma oclusal.

Um dado relevante é que o avental de chumbo não é útil para conter feixes diretos da radiografia periapical, com atuação restrita às radiações secundárias.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.