Equipamento odontológico protege o paciente de radiações secundárias
Mesmo representando um avanço na tecnologia, as radiografias podem ter efeitos negativos na saúde do paciente, caso o profissional não tome os cuidados adequados. Um deles é o uso do avental de chumbo.
Você conhece a importância do avental de chumbo em procedimentos odontológicos?
Avental de chumbo é um equipamento odontológico que deve ser utilizado tanto pelo paciente, quanto pelo dentista. Por ser feito deste material, protege os pacientes dos possíveis efeitos da radiação.
Qual a função do avental de chumbo na odontologia?
Esse equipamento tem a função de proteger os envolvidos em uma radiografia odontológica contra radiações secundárias.
Por isso, ele serve como avental para paciente e também para o próprio profissional que realizará o exame. Sua utilização se dá principalmente durante a realização de radiografias periapicais.
Quanto custa o avental de chumbo?
O preço do avental de raio X vai variar de acordo com o seu tamanho e a área de cobertura (que pode ser apenas o colo ou até a cintura).
Em geral, os aventais menores custam em torno de R$300,00. Já os maiores, apresentam custo em torno de R$500,00.
Características do avental de chumbo
Esse tipo de avental é fabricado em borracha plumbífera com cerca de 0,25mm a 0,50mm de chumbo em sua composição. Por essa questão, ele também é frequentemente chamado de avental plumbífero.
Além disso, ele é revestido com tecido lavável, podendo esse ser bagun ou nylon. Essa característica torna mais fácil a sua assepsia e limpeza posterior ao uso.
A cor do equipamento pode ser escolhido pelo profissional, existindo grande diversidade.
É importante ressaltar que o produto não deve ser dobrado ou amassado. É necessário armazenar o avental de maneira adequada, em plano horizontal para a devida proteção de quem o utilizará.
O que é radiografia periapical?
A radiografia periapical é uma técnica odontológica que auxilia na elaboração de diagnósticos e no fornecimento, com maior detalhamento, do que está sendo analisado.
Dessa maneira, o exame garante e possibilita que o dentista trace um plano de tratamento minucioso, uma vez que permite a identificação de diversas doenças orais.
A palavra periapical inclui tudo aquilo que se refere à zona em torno da extremidade de uma raiz dentária.
Por isso, uma radiografia periapical conta com área de ação mais restrita, pegando de 2 a 4 dentes. Isso permite apresentar maior detalhamento da área.
Contudo, é importante lembrar que o exame periapical não se restringe somente a uma radiografia de poucos dentes. Uma radiografia periapical completa pode ser feita utilizando 14 raios X, que são agrupados posteriormente.
Em suma, o raio X periapical fornece uma visualização de toda a extensão do dente, partindo da coroa até a ponta da raiz, passando pelo espaço periodontal e pelo tecido ósseo que o rodeia.
Principais indicações da radiografia periapical
- Diagnóstico de cárie dentária;
- Detecção de lesões periapicais (ao redor da raiz dos dentes);
- Controlo endodôntico (tratamento de canal ou desvitalização de dentes);
- Visualização de obturações (materiais de restauração de dentes);
- Diagnóstico de problemas nas coroas, raízes e osso alveolar;
- Avaliação de perdas ósseas e de qualidade óssea;
- Presenças de implantes dentários;
- Diagnóstico de cistos, cálculos salivares, lesões neoplásicas e presença de corpos estranhos;
- Auxílio no diagnóstico de trauma oclusal.
Um dado relevante é que o avental de chumbo não é útil para conter feixes diretos da radiografia periapical, com atuação restrita às radiações secundárias.