Atendimento domiciliar na odontologia já é uma realidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como essa técnica melhora a qualidade de vida de pacientes necessitados

No meio odontológico, o atendimento domiciliar surge como uma alternativa, uma diferenciação que o profissional pode ter. Além disso, proporciona maior conforto a mais para o paciente.

Foi constatado que uma parcela significativa da população não pode ou não quer ir aos consultórios odontológicos por uma diversidade enorme de motivos. Assim, vem à tona o atendimento domiciliar.

O atendimento domiciliar na odontologia é uma modalidade de serviço de saúde individualizado. Visa atender o paciente à domicílio, uma vez que este apresente algum transtorno para se locomover ou simplesmente não queira ir ao consultório odontológico.

A odontologia domiciliar não é restrita ao domicílio do paciente, podendo se estender a casas de saúde, casas de repouso, hospitais, clínicas e outros lugares.

Com isso, idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental, pacientes com sequelas neurológicas e em situações de cuidados paliativos tendem a ser beneficiados.

Os procedimentos variam bastante, e vão desde uma simples avaliação de rotina até restaurações ou extrações dentárias mais complexas.

Profissional preparado para o atendimento à domicilio

Para realizar o atendimento odontológico domiciliar, é fundamental que o dentista possua um conhecimento geral do paciente.

Logo, é válido conhecer todos os problemas em questão, sejam eles biológicos, clínicos, históricos, psicológicos, econômicos ou sociais.

Fora isso, é bacana que o profissional tenha noções básicas de outras vertentes da saúde, em caso de uma possível interação profissional com outros médicos.

Também é necessário que o dentista tenha o auxílio de uma equipe de profissionais, que devem ser orientados, treinados e qualificados para realização de procedimentos a domicílio.

Quando o atendimento é realizado em uma casa de repouso por exemplo, é interessante que o odontólogo troque informações com os cuidadores e profissionais da enfermagem.

Isso por que são essas pessoas que estão encarregadas de realizar a higiene bucal dos pacientes presentes nesse ambiente.

Como é a aparelhagem para atendimento domiciliar

Para que o profissional consiga realizar a consulta domiciliar de forma eficiente, hoje em dia existem diversos equipamentos portáteis, de mais fácil transporte.

Eles apresentam as mesmas características da aparelhagem convencional, presente nos consultórios tradicionais.

Além disso, conforme cada caso a ser atendido, o profissional pode definir quais aparelhos irá levar para a consulta. Isso otimiza bastante o procedimento.

Contudo, grande parte dos dentistas opta por se equipar da forma mais completa possível. Isso para que não haja nenhum imprevisto durante o atendimento.

Mas o atendimento domiciliar é muito caro?

A verdade é que como grande parte desse tipo de serviço é particular, ele acaba tendo um valor mais elevado que o atendimento realizado nos consultórios.

Porém, hoje em dia já existem alguns planos de saúde que cobrem esse  tipo de atendimento e, em alguns locais, ele já é uma realidade até mesmo via Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS.

O único requisito, é que para o paciente ser atendido pelo SUS é necessário possuir alguma dificuldade de locomoção ou ser um paciente crônico. Logo, você não pode solicitar o recurso como uma mera comodidade.

O atendimento domiciliar é capaz de oferecer conforto, bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que necessitam deste serviço de saúde.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.