Aromaterapia pode ser usada em tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Técnica auxilia no combate ao bruxismo e promove uma boa saúde bucal

O bruxismo é, sem dúvida, um tremendo empecilho na vida das pessoas que sofrem com esse problema. Mas não se preocupe esse quadro pode ser revertido através da aromaterapia.

Apesar de existirem inúmeras técnicas mais famosas para combater essa disfunção, como a utilização de placas de acrílico, atualmente muitos profissionais recomendam a aromaterapia como um complemento ao tratamento.

Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias com o intuito de proporcionar um bem-estar físico e psicológico aos pacientes.

Aromaterapia e Bruxismo

Para que a aromaterapia para bruxismo seja realmente efetiva, é necessária a utilização e óleos essenciais. Essas substâncias possuem um fortíssimo poder terapêutico.

Eles são produzidos por plantas específicas, uma vez que elas se encontrem em situação de extrema necessidade onde necessitam de alguma forma de proteção.

O óleo produzido é então coletado. Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, como em forma de aromatizadores ambientais, banhos, compressas, massagens e até mesmo gargarejos.

Para combater o bruxismo, os óleos mais indicados são os de lavanda e lemongrass.

O recomendado é, antes de dormir, aplicar uma gota de óleo em cada lado do travesseiro. Também é possível utilizar difusores elétricos, facilmente encontrados em lojas especializadas.

Assim, a essência de lavanda pode trazer equilíbrio físico e mental, além de combater o estresse, diminuindo os sintomas do bruxismo.

Enquanto isso, o lemongrass aumenta a concentração, acalma, e é altamente sedativo, podendo auxiliar pacientes com bruxismo a minimizar a disfunção oral.

Outras aplicações da Aromaterapia na Odontologia

Além do combate ao bruxismo, a aromaterapia na odontologia ainda pode trazer outros benefícios. Algumas soluções produzidas com óleos essenciais podem ajudar no combate ao mau hálito, cáries e gengivite.

A mais comum, e constantemente utilizado envolve os seguintes ingredientes:

  • 30 gotas de óleo essencial de tomilho;
  • 20 gotas óleo de essencial de hortelã pimenta;
  • 30 gotas de óleo essencial de Tea Tree;
  • bicarbonato de sódio para diluir os óleos, já que eles são insolúveis em água.

Após misturar os ingredientes, é necessário pingar duas gotas de substância formada e realizar um copo com água e realizar o bochecho.

Esses óleos possuem propriedade bactericida, realizando uma limpeza geral em nossa cavidade bucal. Já o bicarbonato de sódio atua como restaurador do Ph bucal, proporcionando uma prevenção contra a cárie.

Além disso, o Tea Tree possui mais uma especifidade. Ele pode ser utilizado em tratamentos contra aftas recorrentes e herpes labial, ajudando a combater esses problemas.

O processo é bastante simples e ainda deixa o hálito fresco. Entretanto, você deve tomar bastante cuidado, assim como todos os óleos essenciais, estes não devem ser ingeridos.

Por fim, podemos dizer que os óleos ainda podem ser utilizados dentro dos próprios consultórios odontológicos.

Como muitos deles são usados em tratamentos de casos de estresse, ansiedade e medo, podem  realizar a aromatização ambiental dos consultórios e clínicas.

Assim, ocorre o que chamamos de aromaterapia ambiente. A técnica possui como objetivo principal tranquilizar e trazer o bem-estar aos pacientes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!