Aroeira pode trazer benefícios para a nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o extrato da planta pode ser usado no combate a anomalias orais

Você já ouviu falar sobre a aroeira? Ela também é bastante conhecida como aroeira da praia, vermelha, mansa ou corneíba.

O seu nome científico é Schinus Terebinthifolius Raddi. A aroeira pode ser facilmente encontrada em algumas lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Aroeira é uma planta da família Anacardiaceae, bastante conhecida e utilizada por suas inúmeras propriedades medicinais.

Propriedades e utilização da aroeira na odontologia

Diversos estudos apontam que a aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante.

Logo, a planta pode ser utilizada no combate de diversas anomalias que afetam o nosso organismo. Para isso, geralmente é utilizado o extrato de aroeira.

Na odontologia, a sua principal ocorre no combate a doenças relacionadas a gengiva.

Por possuir as propriedades citadas acima, ela pode proporcionar a eliminação dos microrganismos maléficos presentes nessa e em outras regiões de nossa boca.

Assim, a substância é extremamente utilizada no tratamento da gengivite.

Além disso, algumas pessoas acreditam que o extrato possa ainda curar dores de dente, ínguas e até mesmo a gastrite.

Um pouco mais sobre a gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva consequência do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Quando a placa não é removida, ela endurece e forma o tártaro.

Bactérias e toxinas produzidas nesse processo irritam as gengivas, deixando elas bastante sensíveis. Além disso, a anomalia pode ser causada por uma escovação muito agressiva ou até mesmo mudanças hormonais.

Essa é a fase inicial da doença periodontal. Portanto, mais fácil de ser tratada. Se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves.

A gengivite geralmente não causa dor ao paciente no seu estágio inicial, mas alguns dos sintomas da doença podem começar a se manifestar caso a inflamação fique mais grave. Acompanhe alguns deles:

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão intensa das gengivas;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca.

Ao notar esses sintomas, o paciente pode iniciar a utilização do extrato de aroeira. Entretanto, para solucionar o problema, a melhor saída é verificar se a higiene bucal está correta e consultar o seu dentista de confiança.

Outras indicações para extrato de aroeira

Além de eliminar a gengivite e microrganismos bucais, o extrato de aroeira ainda pode ser utilizado em diversos tratamentos, como o combate de:

  • Reumatismo;
  • Sífilis;
  • Úlceras;
  • Azia;
  • Bronquite;
  • Íngua;
  • Diarreia;
  • Cistite;
  • Artrite;
  • Distensão dos tendões;
  • Infecções da região íntima.

Contraindicações para a utilização do extrato de aroeira

O uso da planta ou de seu extrato não é indicado para quem tem a pele muito sensível ou algum tipo de problema gastrointestinal.

Isso porque o consumo excessivo da aroeira pode ter efeito purgativo e laxante. Além disso, ela pode desencadear reações alérgicas na pele e nas mucosas de pacientes com pele sensível.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.