Aparelho de protração mandibular tem confecção simples e baixo custo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O dispositivo está em alta no cenário da ortodontia e é cada vez mais utilizado

A ocorrência de má oclusão dentária com retrognatismo mandibular é um quadro bastante comum nos consultórios odontológicos do mundo tudo. Pensando nisso, os profissionais da área recorrem bastante ao uso de aparelhos de protração mandibular para a realização de tratamentos ortodônticos dessa natureza.

Além disso, a preferência pelo aparelho de protração mandibular vem aumentando bastante pois o modelo independe da colaboração do paciente e funciona 24 horas por dia, obtendo resultados rápidos e positivos.

O aparelho de protração mandibular é um dispositivo ortodôntico que promove uma postura mais mesial da mandíbula do paciente. O modelo é indicado principalmente para o tratamento de má oclusões de classe II.

Sobre o Aparelho de Protração Mandibular

Recentemente, diversos estudiosos da área sugerem a realização de modificações na estrutura do aparelho APM. Entretanto, o seu mecanismo de ação permanece inalterado, possuindo o objetivo de:

  1. Posicionar a postura mesial mandibular a fim de compensar uma sobressalência horizontal existente;
  2. Realizar a distalização da maxila em massa por meio de uma força gerada pela ação da musculatura, proveniente do retorno da mandíbula à posição distal.

Vantagens do aparelho APM

Com dissemos anteriormente, o aparelho protrator mandibular apresenta algumas vantagens, como a independência de colaboração do paciente e ação durante as 24 horas do dia.

No entanto, seu principal benefício ainda não foi citado. Sua confecção e sua ativação são extremamente fáceis, o que também contribui para uma melhor aceitação do paciente.

Seu preço também é bastante acessível, quando comparado a outros dispositivos com funções similares. Fora isso, durante o período de uso, o modelo interfere minimamente na estética facial do usuário.

Estrutura do aparelho APM

O aparelho APM pode ser dividido em 3 partes principais. A primeira é o dispositivo superior, representado pelo tubo maxilar e pela trava molar.

O tubo maxilar é composto por um tubo telescópico de 1 milímetro, com 4 centímetros de comprimento e uma porca inox de 2 milímetros.

Para unir os materiais, geralmente é utilizada uma solda a ponto e, posteriormente, uma solda à prata. Após o processo, é realizado um acabamento na estrutura obtida.

A escolha dos materiais para a confecção do tubo molar justifica-se pela sua alta resistência, pela facilidade de manuseio e pelo baixo custo.

Já a trava molar é confeccionada utilizando um seguimento de aproximadamente 1 milímetro de fio em suas extremidades. Depois, o profissional deve realizar uma pequena esfera com solda prata.

Essa esfera será polida e desgastada. Dessa forma, é possível deixá-la menor e mais confortável, evitando possíveis irritações na cavidade bucal do paciente.

A parte inferior é um dispositivo semelhante ao arco lingual de Nance, porém com algumas modificações. É adicionado um “braço” de fio de 1,5 milímetros cuja extremidade terá uma porca de inox com 2 milímetros.

Por fim, é possível observar a haste mandibular. Esse mecanismo é o componente mandibular do APM, contendo cerca de 1 milímetro de fio.

Sua confecção é extremamente simples e sua estrutura é fundamental para o correto funcionamento do aparelho de protração mandibular.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.