PACIENTES

Arco lingual de Nance resolve problemas de má oclusão

Arco lingual de Nance resolve problemas de má oclusão

Entenda como este dispositivo atua em sua cavidade bucal

A queda precoce de dentes decíduos (conhecidos também por dentes de leite) é uma das principais causas de problemas oclusais. Por isso, dentistas se empenharam para desenvolver o arco lingual de Nance.

Dentes que caem de maneira precoce podem se deslocar de maneira errada em nossa arcada dentária, e em direção aos espaços deixados pelas estruturas ausentes. É aí que o arco lingual de Nance entra em ação!

O arco lingual de Nance é um mantedor de espaços que visa conservar o comprimento e profundidade do arco dentário, principalmente durante a troca dos dentes decíduos pelos permanentes.

Dessa maneira, o aparelho arco lingual traz diversos benefícios ao seu usuário, como por exemplo:

  • Preservação da integridade oclusal;
  • Manutenção dos dentes envolvidos em suas devidas posições;
  • Preservação do espaço resultante da perda dental;
  • Possibilidade do dente permanente erupcione de forma correta.

Vale dizer que estes dispositivos ainda contam com algumas vantagens. Eles são considerados bastante estéticos, além de sua higienização ser extremamente simples e rápida.

Quando o Arco Lingual de Nance é indicado?

O passo inicial para saber se a pessoa deve ou não utilizar o aparelho arco lingual é a realização de um exame clínico. O objetivo aqui é investigar a perda precoce ocorrida ou que possa ocorrer futuramente.

Em seguida, o profissional analisa detalhadamente a oclusão do paciente. Assim, é necessário observar todos os detalhes e estabelecer uma proporção entre o espaço existente e requerido.

Após essa análise, geralmente, o dentista pode solicitar a realização de uma radiografia intrabucal. Essa técnica possibilita uma exploração dos dentes permanentes sucessores.

Além disso, é possível realizar a medição dos diâmetros mésio distais de dentes intra-ósseos, determinando assim o espaço presente na região.

Assim, o arco lingual é recomendado em casos onde o dentista, por meio destes métodos, observa uma perda de espaço e, consequentemente, a necessidade de um aparelho recuperador.

Tipos de Arcos Linguais

A ortodontia lingual nos propicia dois modelos diferentes de arcos, sendo o removível e o fixo. Vamos conhecer cada um deles:

  1. Removíveis – os arcos linguais removíveis são aparelhos passivos que abrangem as diversas regiões onde tenha ocorrido uma perda precoce. Como o próprio nome diz, eles são removíveis, podendo ser removidos em momentos inconvenientes ao usuário;
  2. Fixo – a estrutura é bastante semelhante a do arco anterior. Porém, aqui o aparelho fica fixado aos dentes do paciente. Existem 3 principais modelos de mantedores de espaço fixo, sendo o próprio arco de Nance, o botão de Nance e a barra palatina.

Problemas desencadeados pela má oclusão dentária

Pessoas que sofrem com má oclusão dos dentes tendem a utilizar uma força desproporcional durante a trituração dos alimentos.

Assim, dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos e articulações relacionados a nossa boca acabam sendo prejudicados.

Além disso, a anomalia pode causar deformações faciais e desgaste excessivo das estruturas dentárias. A articulação temporomandibular também é afetada, podendo desencadear uma DTM.

Em casos extremamente graves, um problema oclusal pode causar até mesmo a perda precoce de nossos dentes definitivos.

Por isso, consulte um dentista de confiança durante essa fase da vida. Ele pode avaliar toda a sua arcada dentária e definir se é necessária a utilização do arco lingual de Nance.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também