Arco lingual de Nance resolve problemas de má oclusão

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como este dispositivo atua em sua cavidade bucal

A queda precoce de dentes decíduos (conhecidos também por dentes de leite) é uma das principais causas de problemas oclusais. Por isso, dentistas se empenharam para desenvolver o arco lingual de Nance.

Dentes que caem de maneira precoce podem se deslocar de maneira errada em nossa arcada dentária, e em direção aos espaços deixados pelas estruturas ausentes. É aí que o arco lingual de Nance entra em ação!

O arco lingual de Nance é um mantedor de espaços que visa conservar o comprimento e profundidade do arco dentário, principalmente durante a troca dos dentes decíduos pelos permanentes.

Dessa maneira, o aparelho arco lingual traz diversos benefícios ao seu usuário, como por exemplo:

  • Preservação da integridade oclusal;
  • Manutenção dos dentes envolvidos em suas devidas posições;
  • Preservação do espaço resultante da perda dental;
  • Possibilidade do dente permanente erupcione de forma correta.

Vale dizer que estes dispositivos ainda contam com algumas vantagens. Eles são considerados bastante estéticos, além de sua higienização ser extremamente simples e rápida.

Quando o Arco Lingual de Nance é indicado?

O passo inicial para saber se a pessoa deve ou não utilizar o aparelho arco lingual é a realização de um exame clínico. O objetivo aqui é investigar a perda precoce ocorrida ou que possa ocorrer futuramente.

Em seguida, o profissional analisa detalhadamente a oclusão do paciente. Assim, é necessário observar todos os detalhes e estabelecer uma proporção entre o espaço existente e requerido.

Após essa análise, geralmente, o dentista pode solicitar a realização de uma radiografia intrabucal. Essa técnica possibilita uma exploração dos dentes permanentes sucessores.

Além disso, é possível realizar a medição dos diâmetros mésio distais de dentes intra-ósseos, determinando assim o espaço presente na região.

Assim, o arco lingual é recomendado em casos onde o dentista, por meio destes métodos, observa uma perda de espaço e, consequentemente, a necessidade de um aparelho recuperador.

Tipos de Arcos Linguais

A ortodontia lingual nos propicia dois modelos diferentes de arcos, sendo o removível e o fixo. Vamos conhecer cada um deles:

  1. Removíveis – os arcos linguais removíveis são aparelhos passivos que abrangem as diversas regiões onde tenha ocorrido uma perda precoce. Como o próprio nome diz, eles são removíveis, podendo ser removidos em momentos inconvenientes ao usuário;
  2. Fixo – a estrutura é bastante semelhante a do arco anterior. Porém, aqui o aparelho fica fixado aos dentes do paciente. Existem 3 principais modelos de mantedores de espaço fixo, sendo o próprio arco de Nance, o botão de Nance e a barra palatina.

Problemas desencadeados pela má oclusão dentária

Pessoas que sofrem com má oclusão dos dentes tendem a utilizar uma força desproporcional durante a trituração dos alimentos.

Assim, dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos e articulações relacionados a nossa boca acabam sendo prejudicados.

Além disso, a anomalia pode causar deformações faciais e desgaste excessivo das estruturas dentárias. A articulação temporomandibular também é afetada, podendo desencadear uma DTM.

Em casos extremamente graves, um problema oclusal pode causar até mesmo a perda precoce de nossos dentes definitivos.

Por isso, consulte um dentista de confiança durante essa fase da vida. Ele pode avaliar toda a sua arcada dentária e definir se é necessária a utilização do arco lingual de Nance.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!