Aparelho auditivo dental requer acompanhamento do dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância e como funciona o aparelho auditivo dental

Você já imaginou poder escutar sons a partir de um instrumento colocado no dente? A ideia pode até parecer estranha, mas ela existe! E para que isso seja possível, profissionais utilizam o aparelho auditivo dental.

Ele é uma inovação na área da saúde e tecnologia. Ele se chama SoundBite e precisa de uma equipe especializada e interdisciplinar para o encaixe correto do aparelho auditivo dental.

O aparelho auditivo dental é um instrumento criado para transmitir sons desde a cavidade bucal até os ouvidos. O micro dispositivo é capaz de realizar a transmissão de sons ambientes até a parte interna do ouvido.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do aparelho auditivo dental. Vamos começar?

Conhecendo mais sobre o aparelho auditivo dental

As pessoas com problemas de audição podem procurar pelo médico para entender se o aparelho auditivo encaixado no dente é a melhor alternativa.

Quando o médico liberar o uso, a equipe interdisciplinar é acionada. Isso porque os profissionais de áreas diferentes ajudam com o quadro clínico do paciente. Alguns profissionais que compõem a equipe são:

  • Otorrinolaringologista;
  • Clínico geral;
  • Cirurgião-dentista; e
  • Psicológicos.

Mas como funciona o instrumento auditivo? Bom, primeiro, vamos entender como ele é produzido.

A equipe interdisciplinar traça um plano para o aparelho ser o mais adequado para o paciente. Assim, na hora de colocar o dente, os profissionais fazem o molde dentário para descobrir quais características o aparelho deve ter.

O aparelho é acoplado sobre os dentes molares superiores da direita ou da esquerda. É importante que os profissionais estejam seguros quanto a estética e a funcionalidade do aparelho.

Isso porque ele não pode atrapalhar a movimentação da boca, por exemplo, nem a estética dental.

Depois que o aparelho auditivo é acoplado sobre os molares, deve surgir a dúvida: como é possível ouvir sons a partir disso? Bom, um outro instrumento, que é o mini microfone, é colocado atrás da orelha está prejudicada.

Assim, esse micro microfone consegue captar o som do ambiente e transmitir o som até o aparelho auditivo colocado no dente molar.

Com isso, o aparelho auditivo transmite as vibrações pelo osso até a cóclea. Ela é a parte auditiva do ouvido e é interna. Desse modo, o paciente consegue ouvir alguns sons.

Relação com a área da Odontologia

Como o aparelho deve ser colocado no dente, os profissionais da área da odontologia são incluídos na equipe interdisciplinar.

Os cirurgiões-dentistas precisam examinar a capacidade do dente em receber o dispositivo. Assim, os profissionais examinam se o dente não estão comprometido com alterações bucais, por exemplo.

Além disso, é preciso examinar a cavidade bucal do paciente para constatar que nenhuma outra alteração, por exemplo, na gengiva ou nos ossos comprometem a funcionalidade do aparelho.

Inclusive, é o dentista que indica as recomendações para os cuidados diários e básicos com a saúde bucal depois que o aparelho é colocado.

A manutenção também precisa ser observada pelo cirurgião-dentista. Por isso, o acompanhamento odontológico é importante. É essencial combinar com o dentista a frequência que devem acontecer as consultas.

Por fim, é o dentista que precisa fazer a moldagem do dente para a produção sob medida do instrumento. Com isso, o aparelho auditivo dental se adequá ao paciente e não causa desconforto forte.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!