Anestesia para gestantes exige atenção especial?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com cuidados específicos, é importante conhecer cada caso e saber exatamente como manuseá-la

Sentir dor é o que mais causa medo quando falamos em passar por algum procedimento cirúrgico. Por isso, durante a gravidez, a anestesia para gestantes é mais do necessária.

Assim como qualquer paciente, as mulheres grávidas também não gostam de sentir nenhum tipo de dor. Dessa forma, a anestesia para gestantes pode ser essencial para evitar tais desconfortos.

A anestesia para gestantes deve ser algo muito discutido entre a paciente grávida e seu médico ou cirurgião dentista, entrando em acordo sobre qual o melhor procedimento.

Em muitos casos, pode oferecer alguns riscos para a saúde. Vamos entender melhor?

Qual Anestesia Para Gestantes é Ideal?

O tipo de anestésico mais indicado para as mulheres grávidas é a anestesia local. Isso é extremamente importante e um diferencial, pois essa opção não envolve nenhuma contraindicação.

Ainda assim, por mais que seja o procedimento menos invasivo, mais delicado e que não traga riscos, é importante observar alguns aspectos com relação a ele:

  • Técnica anestésica;
  • Quantidade da droga administrada;
  • Uso de vasoconstritores;
  • Efeitos citotóxicos;
  • Possibilidade de problemas no feto.

A mesma atenção deve ser dada a um procedimento odontológico durante a gravidez, uma vez que muitos deles podem precisar que o dentista aplique uma anestesia.

Riscos da Anestesia Para Gestantes

Como já explicamos em outras partes deste artigo, o risco em anestesias não é muito grande. Porém, por mais que sejam baixos, eles existem sim e dependem de algumas condições.

Um dos principais riscos é a malformação do bebê. Ainda assim, por mais que o risco esteja presente, é o mesmo em mulheres que não tomem anestesia.

O risco da mãe vir a óbito por conta da anestesia é extremamente baixo. Dessa forma, essa não deve ser uma preocupação da gestante. Os maiores riscos são os de aborto espontâneo e os de parto prematuro.

A chance de que um aborto venha a acontecer aumenta em uma quantidade considerável, principalmente se a paciente for anestesia ainda no primeiro trimestre de gravidez.

Já o parto prematuro, tem o risco ainda mais alto. A atenção para esses casos deve ser redobrada, uma vez que a anestesia tem grande influência nesse momento.

Anestesia Para Gestantes Pode Afetar o Feto?

Uma das maiores preocupações, tanto para os profissionais da saúde, quanto para as pacientes gestantes e futuras mães, é a saúde do feto.

Como já citamos anteriormente, os anestésicos locais para gestantes são os mais indicados. Porém, será que de fato não há nenhum tipo de risco em seu uso?

Na verdade, existe sim. Esse tipo de anestesia pode então afetar o feto de duas formas:

  1. Diretamente – ocorre quando há altas concentrações na circulação fetal;
  2. Indiretamente – se manifesta por meio de uma alteração no tônus muscular uterino ou ainda quando deprime os sistemas cardiovascular e respiratório das gestantes.

É importante que a paciente converse com seu médico que a está tratando e apresente todo seu histórico prévio, evitando assim problemas com o feto e também consigo mesma.

A anestesia para gestantes pode ser algo necessário. Por isso, estar com a saúde e todos os exames em dia, pode ser o diferencial na hora das reações à anestesia.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.