Amido em excesso pode causar complicações à saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Componente dos alimentos que em excesso mais prejudicam os dentes, está presente no dia a dia

Ter uma boa alimentação, saber escolher e dosar as quantidades de alimentos prejudiciais à saúde bucal, como por exemplo o amido, é fundamental.

A cárie é uma doença que está diretamente ligada com a dieta e, apesar de muito relacionada com doces e guloseimas, alimentos ricos em amido também contribuem para seu desenvolvimento.

O amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose. É encontrado em grande quantidade de alimentos, como batatas, arroz, trigo e vegetais, e muito comum na nossa alimentação.

Tipos de Amido

O mercado conhece 3 tipos:

  1. Amido resistente –  não se degrada em glucose, não é digerido no estômago e vai diretamente para o intestino, servindo como uma fibra alimentar. Podemos encontrar este tipo na batata e arroz, quando depois de cozidos, são refrigerados. A estrutura molecular do carboidrato se altera e seu comportamento muda,. Quanto mais vezes reaquecido e refrigerados os alimentos ricos em amido, mais amido resistente de forma, sobrando sua parte menos calórica;
  2. Amido modificado – são aqueles que têm uma ou mais características originais alteradas por algum tratamento. São cada vez mais utilizados em vários setores, sendo então importantes agentes de textura, com alta resistência à variação de temperatura, além de serem excelentes substitutos de matérias-primas com alto custo ou até mesmo em escassez. Um exemplo da substância modificada é a Maizena;
  3.  Amido glicêmico – esse tipo degrada a glicose por enzimas do sistema digestório. Ele pode ainda ser classificado como amido rapidamente digerível ou lentamente digerível no intestino delgado.

Benefícios do Carboidrato

O amido é um componente presente na maioria dos carboidratos. Apesar de ser o inimigo dos regimes e dietas, apresenta diversos benefícios:

  • Aumenta a sensibilidade à insulina;
  • Reduz a resposta glicêmica ao alimento. É muito eficaz então na redução dos níveis de açúcar no sangue após a refeições, podendo se estender até as refeições que serão feitas em sequência;
  • Melhora a saúde do metabolismo. Por provocar a melhoria do cólon, a circulação de endotoxinas são inibidas e a permeabilidade intestinal é reduzida, tendo assim efeitos positivos contra alergias e doenças autoimunes;
  • Aumenta a saciedade. A adição do carboidrato na dieta aumenta o tempo e sentimento de saciedade, o que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer ao longo do dia, porém possui alto índice calórico.

Alimentos Ricos em Amido

A presença da substância é acentuada em alguns alimentos em específico. São eles:

  • Verduras e legumes;
  • Frutas;
  • Pães;
  • Cereais;
  • Farinha de trigo e integral;
  • Doces como bolos, biscoitos, bolachas;
  • Milho;
  • Fécula de batata;
  • Mandioca.

Relação do Amido com Saúde Bucal

Por ser rico e basicamente formado por carboidratos e açúcar, a ingestão excessiva favorece o aparecimento de doenças como a cárie dentária.

Dessa forma, isso é ocasionado principalmente pois as bactérias se alimentam também desses alimentos, produzindo então ácidos que levam a desmineralização do dente.

Ao contrário do que muitos pensam, os doces não são os principais vilões. A relação do amido e saúde bucal, pode ser tão preocupante quanto ou até mais.

Por isso, todos os alimentos que contenham grande quantidade de amido devem ser consumidos conscientemente.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!