Allium Tuberosum pode ajudar no combate de doenças orais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o alimento pode ser aplicado na cavidade oral

Você já ouviu falar sobre o Allium Tuberosum? Seu nome é um pouco estranho, mas essa planta apresenta diversos benefícios para o nosso corpo e também para a saúde bucal.

Ela é conhecida há muito tempo, principalmente em países orientais, como a China e o Japão. Além disso, o Allium Tuberosum também é conhecido por outros nomes, como allium ramasum e nirá.

O allium tuberosum é uma planta herbácea tradicional, pertencente à família do alho e da cebola. Ela é cultivada pelo homem e possui fins culinários e medicinais.

É bem verdade que o alho é conhecido por causar mau hálito, mas nesta versão, ele só apresenta vantagens! Confira nosso artigo até o fim para descobrir mais sobre as propriedade do allium tuberosum.

Como é o Allium Tuberosum?

Trata-se de uma planta bolbosa, que pode atingir até 70 centímetros de altura.

Suas folhas são verdes e bastante estreitas.

Além disso, a inflorescência do alho nirá se apresenta como uma umbela de flores (uma espécie de buquê natural). Elas possuem a coloração branca e a forma de estrela.

Seu cultivo ocorre durante o outono ou a primavera. A colheita acontece alguns meses após a plantação.

É interessante ressaltar que esse alho é de fácil cultivo, uma vez que suas folhas são bastante resistentes, suportando até mesmo temperaturas congelantes.

Allium Tuberosum e Saúde Bucal

Por incrível que pareça, o alho nirá apresenta benefícios para a saúde bucal. Isso porque ele possui ação antimicrobiana.

Assim, ele funciona como uma espécie de antibiótico bucal, mantendo os microrganismos nocivos o mais longe possível de nossa cavidade oral.

Com isso, podemos dizer que o consumo desse alimento pode prevenir ou até mesmo tratar doenças causadas por bactérias, como gengivites e periodontites.

Além disso, o Allium Tuberosum ainda possui propriedades terapêuticas, que podem auxiliar no combate a dor de dente de alguns pacientes.

Entretanto, como muitos já sabem, o consumo de alho pode desencadear a halitose em algumas pessoas. Mas para evitar esse efeito negativo, basta realizar uma higiene oral correta para inibir o surgimento do problema.

Como Aplicar o Allium Tuberosum?

A verdade é que não existe uma forma específica e única de aplicar o Allium Tuberosum. Alguns especialistas dizem que o simples ato de ingerir o alimento pode propiciar o efeito antibacteriano.

Entretanto, a forma mais indicada para se realizar o procedimento é esfregando o alimento nos dentes. Caso o paciente apresente dor de dente, o ideal é focar na estrutura lesionada.

Em seguida, o indivíduo deve mastigar o alimento, visando liberar um sulco rico em alcina, nutriente com potente ação antimicrobiana.

Sempre Procure um Dentista!

A técnica descrita acima é natural e pode ser efetiva na grande maioria dos casos. Entretanto, ela não resolverá todos os seus problemas orais.

Portanto, nunca deixe de consultar um dentista de confiança. Somente ele poderá diagnosticar e resolver os seus problemas de maneira mais garantida.

Em seu consultório, o profissional poderá efetuar uma série de exames para localizar o problema e indicar a melhor forma de tratamento.

Além disso, para não precisar comer Allium Tuberosum com tanta frequência e ficar bem longe de anomalias orais, o ideal é que você higienize sua boca de maneira correta.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.