Funções do alicate ortodôntico e seus diferentes tipos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alicate auxilia nos tratamentos ortodônticos

Para dar continuidade ao tratamento ortodôntico, o profissional da odontologia deve escolher o alicate ortodôntico mais adequado.

Você conhece as vantagens de cada alicate ortodôntico?

Alicate ortodôntico é uma ferramenta utilizada por ortodontistas em tratamentos com aparelhos dentários para correções ou alterações em suas peças.

Funções do alicate ortodôntico

Em um aparelho fixo, o fio ortodôntico, que é metálico e fica encaixado nos braquetes, tem  função de gerar forças sobre os dentes.

Isso faz com que os dentes desalinhados se movimentem na direção desejada. O objetivo, geralmente, é expandir o arco dentário e nivelar a arcada.

Desse modo, nos primeiros meses de tratamento, as forças impostas são menores, além da flexibilidade do arco que é maior.

Posteriormente, com o avanço do tratamento e a maior correção dos dentes, chega a hora de apertar o fio ortodôntico e aumentar a força imposta.

Ainda, o dentista trocará o fio do aparelho fixo, colocando um mais forte e menos elástico quando comparado ao anterior. Dessa maneira, o ortodontista tem mais controle sobre os movimentos dos dentes.

Para o corte e a substituição do fio ortodôntico, os profissionais se utilizam alicates de ortodontia. Além disso, os alicates ortodônticos também são utilizados na remoção de anéis dentários.

O anel dentário, também conhecido como banda ortodôntica, é uma cinta metálica. Desse modo, ele serve como suporte do aparelho ortodôntico, dando estabilidade ao equipamento.

Tipos de alicate ortodôntico

São diversos os tipos de alicate entre os instrumentais de ortodontia e suas funções variam.

  • Alicate 139 (Bird Beak) – o alicate 139 é um dos alicates para ortodontia que são úteis para alças de aparelhos ortodôntico. Desse modo, eles podem contar com pontas mais finas ou mais grossas, dependendo do tipo de arco a ser trabalhado.
  • Alicate Weingart – esse alicate de pontas finas pode ser utilizado em diversos procedimentos. Entre eles estão o encaixe de barras transpalatinas e a inserção dos arcos retangulares aos tubos.
  • Alicate conformador de amarrilho – essa ferramenta auxilia no preparo do fio de amarrilho. O fio de amarrilho, quando utilizado em um aparelho ortodôntico, auxilia a promover a retração dos dentes anteriores ou posteriores.
  • Alicate de corte de amarrilho – essa ferramente tem como vantagem um corte mais preciso, por ser feito com uma liga metálica mais dura. Contudo, ele é mais caro e seu uso deve ser delicado, tomando cuidado para não danificar a ponta da ferramenta.
  • Alicate meia-cana – as pontas desse tipo de ferramenta são mais finas, proporcionando uma maior delicadeza no trabalho.
  • Alicate de tweed (Ômega loop) – as pontas maiores e afiladas dessa ferramenta possibilitam uma maior precisão. Além disso, esse tipo de alicate é ideal para fios ortodônticos retangulares.
  • Alicates para torque (442L e 442C) – esses alicates também são ideais para fio retangulares. Ainda, também pode ser utilizado para produzir movimentações em direção à língua ou ao vestíbulo da boca.
  • Alicate removedor de bandas – sua função, assim como dito no nome, é remover as bandas dos aparelhos ortodônticos.
  • Alicate removedor de braquetes – esse tipo de alicate ortodôntico conta com as pontas refinadas, que auxiliam o profissional da odontologia a fazer a remoção das peças do aparelho ortodôntico que recebem o nome de braquetes.
Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.