Funções do anel dentário no tratamento ortodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Comum no tratamento ortodôntico, o anel dentário não causa dores

No tratamento ortodôntico, é comum os pacientes terem dúvidas. Um assunto que gera bastante questionamento é o anel dentário. Será que precisamos realmente usar?

O uso dele é comum, mas já está sendo substituído por implantes e acessórios colantes. Os dentistas especializados em ortodontia são responsáveis pelo tratamento ortodôntico e pela colocação do anel dentário.

O anel dentário ou banda ortodôntica é uma cinta metálica e suporte do aparelho dentário. Ele atua como uma âncora e dá estabilidade para os aparelhos. O anel posicionada na maioria das vezes nos primeiros e segundos molares, tanto na parte superior como na inferior.

Funções do anel

O anel serve como um apoio para a estrutura do aparelho fixo. Ele ajuda na fixação e no posicionamento do aparelho na cavidade bucal do paciente.

A banda ortodôntica não é colada no dente. Pelo contrário, é um material metálico em forma de anel que circunda o dente.

Vou sentir alguma dor?

O anel ortodôntico não causa dores no paciente. Isso porque ele será adaptado à cavidade bucal de cada um. Assim, no dia a dia, não há desconfortos.

A rotina é tranquila, porém, alguns pacientes sentem incômodos na hora de colocar o anel de aparelho.

O anel no dente precisa de espaço na boca para conseguir sustentar o aparelho. Por conta disso, o ortodontista precisa arranjar lugares disponíveis entre os dentes.

Para conseguir esses espaços livres, o paciente precisa ficar de 24 a 48 horas com os elásticos separadores. O profissional posiciona esses elásticos entre os dentes para abrir um vácuo no meio deles.

Depois do período com os elásticos, o paciente volta ao ortodontista de confiança. O profissional os retira e, por fim, a banda no dente é cimentada nesse mesmo lugar. A partir daí, o tratamento ortodôntico pode continuar.

E se o anel se soltar?

Por estar cimentado ao dente, é muito difícil que o anel se solte. Porém, é sempre bom ficar atento para as novidades que acontecem na nossa cavidade bucal.

Caso o anel descole, cuidado para as seguintes consequências:

  • Lesão na gengiva;
  • Infecções;
  • Desenvolvimento de cárie;
  • Abscesso gengival.

Se por acaso você sentir alguma mobilidade no anel, não é para tentar tirar em casa! A remoção e conserto da fixação só pode ser feita pelo ortodontista.

Isso porque ele está capacitado para não machucar o paciente a partir dos instrumentos específicos.

Cuidados bucais

O anel promove o acúmulo maior de placa bacteriana, o que pode causar o aparecimento de cáries e do tártaro. Por isso, siga sempre os passos de higiene oral.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de dormir. Procure escovar os dentes de forma delicada e circular.

De preferência, use escova de cerdas finas e sempre troque a escova a cada de 3 ou 6 meses. Utilize o fio dental e complete a limpeza com enxaguantes bucais.

Para a manutenção correta do anel dentário, fique sempre em dia com o seu dentista. Faça visitas regulares, tire dúvidas e descubra tudo sobre o seu tratamento.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!