Adesivo anestésico pode ajudar quem tem medo de agulhas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O adesivo anestésico, por ser uma espécie de esparadrapo, não utiliza agulhas

O efeito da anestesia odontológica é fundamental. Afinal, sem ela não seria possível realizar diversos tratamentos. No entanto, muitos pacientes sofrem com a aicmofobia, o medo de agulhas. Porém, uma novidade promete contornar essa situação: o adesivo anestésico.

O adesivo anestésico foi desenvolvido por pesquisadores das Faculdades de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e de Odontologia (Forp) da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto – SP. E por ser uma espécie de esparadrapo, não está associado à agulha.

O adesivo anestésico, quando grudado na gengiva, passa a liberar o efeito de anestesia. Ele é feito com hidroxipropilmetilcelulose, um polímero de baixo custo à base de celulose vegetal muito utilizado nos campos de alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.

A anestesia tem o objetivo de deixar determinada área sem sensibilidade, assim evitando que o paciente sinta dores durante os procedimentos.

O mucoadesivo anestésico é biocompatível e biodegradável. Então, não há com o que o paciente se preocupar.

Sobre o adesivo anestésico

Os especialistas contaram que foi necessário adaptar o adesivo para que ele conseguisse se aderir à gengiva da pessoa, já que é uma superfície estreita, úmida e irregular.

Dessa forma, eles foram feitos com a espessura, tamanho, flexibilidade e resistência ideais.

É importante ressaltar que ainda faltam algumas adaptações ao procedimento para que ele possa ser incluído em intervenções cirúrgicas mais invasivas.

Atualmente, ele é recomendado para pequenas cirurgias, como extrações de dentes de leite e raspagem e alisamento radicular, por exemplo.

Ação anestésica

A ação da anestesia atinge a superfície da pele e suas partes mais profundas. O efeito começa dentro de 5 minutos após a colagem. Mas seu auge é a partir de 15 a 25 minutos, findando após 50 minutos.

Assim, é tempo suficiente para que o dentista fazer tudo o que for preciso.

Nas pesquisas, os fluidos anestésicos manipulados foram a lidocaína e a prilocaína, que já são usados convencionalmente na odontologia.

Os especialistas comentam que a fita anestésica pode servir como um pré-anestésico, como as pomadas anestésicas que conhecemos.

Por isso, o dentista poderia utilizá-la para que o paciente não sinta a punção da agulha, o que possibilita que ele efetue procedimentos mais complexos.

Benefícios do adesivo anestésico

Dentre os benefícios trazidos pelo adesivo, os dois principais são:

  • Redução dos acidentes e aumento da biossegurança: como não será empregada a agulha, tanto os pacientes quanto os dentistas serão preservados. Isso reduz os riscos de contágio de doenças também, como a hepatite, HIV e outras patologias transmitidas pelo sangue;
  • Adesão ao tratamento pelos aicmofóbicos: quem sofre de fobia de agulha dente a fugir de procedimentos cirúrgicos odontológicos. Com o adesivo, eles aceitarão mais os tratamentos.

Adesivo anestésico Vs. pomada anestésica

Normalmente, antes do paciente receber a picada da agulha, o dentista procura algumas maneiras de aliviar o desconforto. A mais tradicional funciona através da aplicação de uma pomada anestésica.

Entretanto, ela não consegue agir efetivamente, muito pela ausência de mucoadesão. Por essa razão, é facilmente retirada pela própria saliva, não adiantando nada.

Em contrapartida, o adesivo anestésico mantém-se fixados, permitindo que funcionem verdadeiramente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.