A aicmofobia é o medo de agulha e de objetos similares. Ela precisa ser superada porque pode trazer riscos à saúde
Muitas pessoas tem medo de ir ao dentista, principalmente pelos instrumentos que ele usa, como o motorzinho, que é utilizado para polir os dentes e remover cárie. No entanto, um outro fator que causa espanto é a aicmofobia.
A aicmofobia não atinge só a odontologia, ela também afeta outras áreas da saúde. Por isso, é importantíssimo que os pacientes vençam esse pavor para que possam ter uma ótima saúde. Caso contrário, eles deixarão de tomar vacinas, por exemplo, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde pública.
Aicmofobia é o medo de objetos pontiagudos, sobretudo dos que lembrem o formato de agulhas. Ele age de maneira irracional e em excesso. Há outras definições para o termo, como aiquimofobia e belenofobia.
É possível superar o medo de agulhas?
Sim! Mas para superar o medo de agulha é preciso lidar com a ansiedade que o paciente sente, se submetendo a tratamentos psicológicos e medicamentosos, quando necessário.
Confira a seguir uma lista de técnicas que colaboram para inibir aicmofobia na odontologia:
Hipnodontia
A hipnose é um estudo psicológico semelhante ao sono, que acontece através de um processo de indução, no qual a pessoa que sofre fica suscetível à sugestão do hipnotizador.
Então, aplicada à odontologia, passa a aumentar a eficácia terapêutica, ou seja, consegue tratar e controlar ansiedades, medos e fobias que estão relacionados aos procedimentos do dentista.
Além disso, é um modo de evitar o uso de medicamentos adicionais.
Psicólogo
A multidisciplinaridade é importantíssima para a odontologia. Dessa forma, a psicologia funciona como um grande agente para vencer o medo de agulha.
Quando o paciente precisar ir à consulta, o psicólogo fará alguns procedimentos para encorajar a pessoa. Eles variam de acordo com a faixa etária. Mas, em geral, a base do atendimento mantém-se a mesma.
- Modelação – é demonstrado ao paciente didaticamente o que será feito. Pode-se fazer isso por meio de vídeos e slides, por exemplo.
- Relaxamento muscular – a pretensão desse tratamento é deixar o paciente mais relaxado, diminuindo a tensão muscular e a agitação.
- Conte, mostre e faça – o profissional apresenta ao paciente os instrumentos odontológicos que serão utilizados, dizendo os nomes e sua funcionalidade, sem se esquecer de esclarecer as etapas do processo.
- Distração – o intuito é desviar a atenção do que gera incômodo. Por isso, o dentista e o psicólogo deverão criar um estímulo no paciente que seja suficiente para se contrapor à tensão.
Sedação consciente
A sedação consciente é uma condição que deixa o paciente relaxado, funcionando como um ansiolítico. A pessoa se mantém acordada e a par de tudo o que está acontecendo.
O agente sedativo mais usado é o óxido nitroso, um gás incolor e de cheiro adocicado. A composição da substância é de 70% de óxido e o restante de oxigênio.
Após o paciente inalá-lo através de uma máscara, ele sente uma sensação de relaxamento, conservando suas habilidades motoras.
Ao fim do atendimento, a pessoa é colocada em uma outra máscara, respirando, dessa vez, apenas oxigênio por poucos minutos, o que permite retomar suas condições normais.
Cromoterapia
A cromoterapia é uma técnica que aplica a função terapêutica das cores, já que elas nos transmitem sensações.
Chakra terapia
Esse método de medicina alternativa possibilita que a pessoa tenha um equilíbrio físico, emocional e espiritual durante o tratamento. Portanto, deixa-a relaxada e confortável, vencendo a aicmofobia.