Sedação consciente: conheça as diferentes técnicas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O método de sedação consciente mais aconselhada para todas as idades é a que faz uso do óxido nitroso

Diversas pessoas sofrem com o medo de ir ao dentista. Às vezes, isso é desencadeado por algum trauma de criança ou decorre da imaginação. Por isso, a sedação consciente ajuda no atendimento desses pacientes.

A sedação consciente é muito utilizada em crianças que não conseguem se controlar.

A sedação consciente é uma condição que deixa o paciente relaxado, funcionando como um ansiolítico, ou seja, reduzindo a ansiedade. A pessoa se mantém acordada e a par de tudo o que está acontecendo.

A anestesia geral é totalmente o contrário desse tipo de sedação. Ela faz com que haja uma depressão generalizada do sistema nervoso central, deixando a pessoa completamente inconsciente.

Para que a sedação consciente na odontologia surta o efeito desejado, deve ser administrado uma quantidade de sedativo capaz não modificar os sinais vitais e conceber uma rápida recuperação, sem que gere adversidades.

Sobre o óxido nitroso na sedação consciente

O agente sedativo mais usado é o óxido nitroso, que é um gás incolor e de cheiro adocicado. A composição da substância é de 70% de óxido e o restante de oxigênio.

Após o paciente inalá-lo por meio de uma máscara, ele sente uma sensação de relaxamento, conservando suas habilidades de respirar voluntariamente e continuar respondendo a estímulos físicos e verbais.

Ao fim do atendimento, o dentista o coloca em uma outra máscara, agora para respirar apenas oxigênio por cinco minutos, o que permite que ele volte às suas condições normais.

A ação do óxido nitroso é no córtex cerebral, região responsável por controlar o medo, a ansiedade e a autocensura.

É importante ressaltar que este tipo de tratamento dentário com sedação é um procedimento altamente seguro e pode ser recomendado a qualquer tipo de pessoa, não importando a idade.

Aplicação de benzodiazepínicos na sedação

Benzodiazepínicos são medicamentos sedativos-hipinóticos que atuam como para controlar a ansiedade. Ela provoca uma amnésia anterógrada.

O profissional deve saber gerenciar a quantidade correta do remédio para que seja condizente com o tratamento.

Esse tipo de sedação em odontopediatria e odontogeriatria não é aconselhado. Eles podem ocasionar em excitação, agressividade e irritabilidade, mesmo em doses baixas.

Os principais medicamentos benzodiazepínicos são:

  • Diazepam;
  • Lorazepam;
  • Midazolam;
  • Alprazolam;
  • Triazolam.

Hidrato de cloral

O hidrato de cloral é ingerido oralmente. Seus efeitos se iniciam a partir de 30 minutos. Assim, se faz necessário uma segunda dosagem, que precisa ser cuidadosa, a fim de evitar uma superdosagem.

No entanto, com o passar do tempo, esse medicamento de sedação em odontologia está ficando cada vez mais de lado. Afinal, ele possui algumas desavantagens.

Além de ter um gosto ruim, pode causar náuseas, vômitos, causar depressão do sistema nervoso central, arritmia cardíaca, dificuldade de respiração, irritação da musosa e distúrbios gastrointestinais.

Então, principalmente em crianças, ele é desaconselhado.

Terapia de cristais dos Chakras

Essa técnica de medicina alternativa também tem um ótimo efeito. Ela possibilita que a pessoa tenha um equilíbrio físico, emocional e espiritual durante o tratamento. Dessa forma, deixa-a mais relaxada e confortável.

Portanto, o método mais seguro de sedação consciente para crianças e idosos é através do óxido nitroso, que não causa efeito colateral e tem rápida reabilitação. Além de técnicas de medicinas alternativas, como os cristais dos Chakras, que ajudam a vencer aquele medo do motorzinho do dentista.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.