Adenoide: distúrbios podem afetar sono e respiração

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Odontologia do sono pode ajudar em sintomas consequentes de problemas na adenoide

Muitos pacientes realizam cirurgias que melhorem as condições de respiração. A adenoide é uma das estruturas que pode necessitar de um processo cirúrgico de remoção.

Se manifestando principalmente nas crianças, a adenoide é fácil de ser tratada quando os sintomas são indicados rapidamente por meio de um bom diagnóstico.

Adenoide é o nome dos conglomerados de tecido linfoide que estão localizados mais precisamente na região da rinofaringe, local que fica exatamente atrás das cavidades nasais e acima do palato mole, o céu da boca.

Ficou confuso? Não se preocupe, pois neste artigo te explicaremos tudo sobre ela!

O Que é a Adenoide?

O mais importante que todos saibam e entendam é que as adenoides não são uma doença, mas sim estruturas.

Apesar de não terem relação, podemos compará-las com as amídalas, uma vez que são órgãos consideravelmente importantes que fazem parte do sistema imunológico e realizam a produção de anticorpos.

A maioria das pessoas a conhece como a famosa carne esponjosa, seu nome popular. Elas são então uma das principais áreas de defesa do organismo contra corpos estranhos.

Por mais que não seja uma doença, são diversos os problemas que podem se manifestar nessa estrutura. Diferentes sintomas e causas aparecem em cada um desses casos.

Principais Doenças Relacionadas à Adenoide

É muito comum que os problemas com a adenoide comecem logo na fase de crescimento dos indivíduos.

Isso ocorre principalmente pois, com o aumento, ela pode obstruir a passagem de ar pelo nariz, causando a hipertrofia de adenoide.

Outro dos principais problemas que está relacionado com as adenoides é a adenoidite. Basicamente ela é uma infecção que pode ter origem de um vírus, ou ainda ser bacteriana.

Uma variação dessa doença é a adenoidite de repetição. De forma geral é exatamente o que o nome já diz, ocorre então quando se repete várias vezes.

A sinusite também é outra patologia que pode vir a ter relação. Ela aparece uma vez que que a adenoide atua como um foco de cultura de bactérias nos seios da face.

Ainda assim, como já explicamos anteriormente, ela se manifesta na fase de crescimento. Dessa forma, acaba sendo muito mais difícil que adultos tenham problemas com ela.

Se isso acontece, pode ser um primeiro sinal de alerta para que a pessoa procure um profissional de outras áreas e cheque a possibilidade de outras doenças, como exemplo, a infecção por HIV e variados tipos de câncer.

Causas dos Problemas na Adenoide

Não existem ainda muitos estudos que comprovem e analisem a origem de cada um dos problemas e sua relação com essas estruturas. Embora é de conhecimento que há uma grande relação entre adenoide e saúde bucal.

Sobre a hipertrofia, por exemplo, sabe-se que é algo que é desenvolvido pela própria criança. Alguns históricos de complicações prévias podem contribuir para isso, como:

  • Histórico de rinite alérgica;
  • Asma;
  • Dermatite atópica.

Todos sintomas de problemas com origem alérgica e/ou respiratória podem vir a contribuir para o desenvolvimento desse quadro.

Já nos adultos, como explicamos anteriormente, essa doença costuma estar relacionada com outros problemas de saúde, como o HIV. Além disso, pode existir também uma relação com:

  • Linfoma de Hodgkin e linfoma não-hodgkin;
  • Doenças granulomatosas (granulomatose de Wegener);
  • Carcinoma de nasofaringe e tumores na região.

A relação da adenoide com esses problemas respiratórios e até mesmo de otites, se dá devido a sua localização, entre o nariz e a garganta, tendo também ligação com os ouvidos.

Sintomas das Doenças da Adenoide

Assim como as causas desses problema, os sintomas também terão total influência de quais problemas o paciente está apresentando com mais frequência.

Na hipertrofia, por exemplo, o que mais costuma se observar na pessoa que está sendo afetada é:

  • Ronco
  • Respirar pela boca durante o dia e a noite
  • Apneia obstrutiva do sono
  • Menor controle sobre o sistema urinário, tendo episódios recorrentes de xixi na cama
  • Sono agitado
  • Dificuldade para se alimentar
  • Agitação
  • Irritabilidade
  • Baixo nível de concentração
  • Maior incidência de doenças pulmonares e alergias

Os problemas com a dificuldade em se concentrar, estar agitado o tempo todo e irritar-se com facilidade, tem a ver com a qualidade do sono da pessoa, que acaba sendo muito afetada.

Muitas vezes, é comum que as crianças façam xixi na cama e isso também tem certa relação. Principalmente, porque é durante o sono que elas produzem hormônios que ajudem nesse controle.

Já nos adultos, as principais manifestações são:

  • Ronco (em muitos casos pode ser bastante alto);
  • Respiração pela boca;
  • Acordar com a boca seca;
  • Irritação;
  • Dificuldade para praticar exercícios por causa da respiração.

Por mais que muito parecidos com os das crianças, os adultos têm um controle maior. Dessa forma, alguns desses sintomas não se manifestam.

A adenoidite, que é o problema mais comum com relação a adenoide, tem alguns sintomas mais característicos e patológicos, como por exemplo:

  • Febre
  • Secreção amarelada pelo nariz
  • Tosse seca
  • Mau hálito (halitose)
  • Alteração no olfato (passa a não identificar os cheiros)
  • Dificuldade para se alimentar
  • Cheiro ruim vindo diretamente do nariz

É fundamental que os pacientes que apresentem esses sintomas, fiquem atentos ao tempo em que demoram para desaparece. Uma vez que, se perdurarem por muito tempo, pode indicar um caso de adenoidite de repetição.

Tratamentos Para Doenças da Adenoide

O principal fator que determinará qual tratamento a ser escolhido envolve o tamanho em que a adenoide está e os sintomas que apresenta.

Nas crianças, geralmente não há um tratamento específico, pois o aumento está relacionado a outras doenças.

Existe porém a odontologia do sono e, mais especificamente, a odontologia do sono infantil, por exemplo, que irá tratar os problemas relacionados a adenoide que aparecem durante o sono da criança, como ronco e apneia.

A hipertrofia da adenoide em crianças pode envolver uma cirurgia quando o espaço ocupado for muito grande, normalmente maior a 70% da ocupação da rinofaringe.

Existe ainda a cirurgia de retirada da adenoide, conhecida como adenoidectomia. Com aplicação de uma anestesia geral, costuma durar no máximo dez minutos. É considerado um procedimento simples.

É feita pela boca, inserindo um aparelho para realizar a curetagem da adenoide. Em alguns casos, é comum que o médico operando coloque uma câmera pelo nariz para ajudar a visualizar melhor.

No pós-cirúrgico é indicado que o paciente faço uso de um respirador bucal para auxiliar e oferecer uma melhor respiração para a criança.

A adenoide, assim como outros órgãos, pode desenvolver problemas. Por não ser de função vital, a retirada pode ser a melhor opção em alguns casos. Consulte um profissional.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!