Ácido undecilênico está presente em diversos medicamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Combinado com outros princípios ativos, pode ser muito utilizado em tratamentos básicos

Você com certeza já deve ter ouvido ou conhece alguém que teve micose, certo? Bem, o ácido undecilênico é o principal composto dos remédios que a combatem.

Dessa forma, obtido diretamente pelo óleo de rícino, o ácido undecilênico é extremamente eficaz e possibilita ainda tratamentos curtos de ótimos resultados.

Ácido undecilênico é um composto orgânico incolor, indicado para tratamento de infecções micóticas superficiais encontradas na pele e unha. Ele está presente em diversos medicamentos.

Como Fazer o Uso do Ácido Undecilênico?

Este medicamento não deve ser aplicado em áreas próximas aos olhos e mucosas, como exemplo a região interna da boca, vias nasais e nas genitais.

Essa substância ativa é então prescrita somente para uso tópico. É importante ainda que área afetada esteja sempre limpa e completamente seca antes da aplicação do medicamento.

De forma geral, o recomendado é aplicar uma quantidade de ácido undecilênico que seja suficiente para cobrir a área afetada, duas vezes ao dia.

O tratamento deve ser continuado por 2 semanas após os sintomas terem desaparecido, mesmo que estes desapareçam antes do tempo mínimo.

É fundamental seguir sempre as orientações de um profissional da saúde e não se automedicar, podendo causar maiores complicações à saúde.

Reações Adversas do Uso de Ácido Undecilênico

Quando o medicamento é tomado seguindo todos cuidados, dosagens, respeitando horários e orientações do médico ou cirurgião-dentista, raramente apresenta reações adversas.

Porém, em alguns casos, é possível observar a manifestação irritações da pele no local da aplicação ou qualquer outra reação de sensibilização da pele.

Precauções com o Ácido Undecilênico

Embora seja muito utilizado devido a sua presença em medicamentos de fácil acesso, existem alguns grupos que devem ter maior atenção:

  • Gravidez e amamentação: não há relatos de problemas específicos causados pelo uso de ácido undecilênico durante a gravidez. Porém, não é possível indicar com certeza se o composto é liberado no leite materno ao amamentar, consulte seu obstetra.
  • Uso em crianças: não existem informações completas em relação aos efeitos causados nesta idade, no entanto, não há problemas específicos documentados. O uso em crianças com até dois anos de idade não é recomendado, exceto em casos de extrema necessidade e sempre sob uma supervisão médica.
  • Uso em idosos: também não são conhecidas informações específicas sobre o uso do produto por pacientes idosos, assim como problemas relacionados a este caso também não foram expostos.

Em todas as situações, é imprescindível consultar um profissional capacitado para lhe informar se o uso pode ser feito sem maiores problemas ou não.

Uso e Aplicação do Ácido Undecilênico na Odontologia

O ácido undecilênico pode sim ser considerado um medicamento odontológico, uma vez que combate fungos e, existem algumas doenças fúngicas na odontologia.

Se achar necessário, o cirurgião-dentista pode recomendar o uso do ácido para combater o desenvolvimento da Candida Albicans.

Existem pesquisas que mostram a eficiência do AUD em materiais reembasadores para próteses dentais removíveis após exposição à cavidade bucal.

Esse tipo de material apresenta alterações que facilitam a colonização por espécies de Candida. Dessa forma, o ácido undecilênico tem sido incorporado na formulação dos materiais para reduzir o desenvolvimento dos fungos.

No entanto, concentrações de ácido undecilênico liberadas pelo material reembasador e os efeitos sobre o desenvolvimento dos biofilmes de Candida ainda não foram totalmente elucidados e segue sob pesquisa.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!