Combinado com outros princípios ativos, pode ser muito utilizado em tratamentos básicos
Você com certeza já deve ter ouvido ou conhece alguém que teve micose, certo? Bem, o ácido undecilênico é o principal composto dos remédios que a combatem.
Dessa forma, obtido diretamente pelo óleo de rícino, o ácido undecilênico é extremamente eficaz e possibilita ainda tratamentos curtos de ótimos resultados.
Ácido undecilênico é um composto orgânico incolor, indicado para tratamento de infecções micóticas superficiais encontradas na pele e unha. Ele está presente em diversos medicamentos.
Como Fazer o Uso do Ácido Undecilênico?
Este medicamento não deve ser aplicado em áreas próximas aos olhos e mucosas, como exemplo a região interna da boca, vias nasais e nas genitais.
Essa substância ativa é então prescrita somente para uso tópico. É importante ainda que área afetada esteja sempre limpa e completamente seca antes da aplicação do medicamento.
De forma geral, o recomendado é aplicar uma quantidade de ácido undecilênico que seja suficiente para cobrir a área afetada, duas vezes ao dia.
O tratamento deve ser continuado por 2 semanas após os sintomas terem desaparecido, mesmo que estes desapareçam antes do tempo mínimo.
É fundamental seguir sempre as orientações de um profissional da saúde e não se automedicar, podendo causar maiores complicações à saúde.
Reações Adversas do Uso de Ácido Undecilênico
Quando o medicamento é tomado seguindo todos cuidados, dosagens, respeitando horários e orientações do médico ou cirurgião-dentista, raramente apresenta reações adversas.
Porém, em alguns casos, é possível observar a manifestação irritações da pele no local da aplicação ou qualquer outra reação de sensibilização da pele.
Precauções com o Ácido Undecilênico
Embora seja muito utilizado devido a sua presença em medicamentos de fácil acesso, existem alguns grupos que devem ter maior atenção:
- Gravidez e amamentação: não há relatos de problemas específicos causados pelo uso de ácido undecilênico durante a gravidez. Porém, não é possível indicar com certeza se o composto é liberado no leite materno ao amamentar, consulte seu obstetra.
- Uso em crianças: não existem informações completas em relação aos efeitos causados nesta idade, no entanto, não há problemas específicos documentados. O uso em crianças com até dois anos de idade não é recomendado, exceto em casos de extrema necessidade e sempre sob uma supervisão médica.
- Uso em idosos: também não são conhecidas informações específicas sobre o uso do produto por pacientes idosos, assim como problemas relacionados a este caso também não foram expostos.
Em todas as situações, é imprescindível consultar um profissional capacitado para lhe informar se o uso pode ser feito sem maiores problemas ou não.
Uso e Aplicação do Ácido Undecilênico na Odontologia
O ácido undecilênico pode sim ser considerado um medicamento odontológico, uma vez que combate fungos e, existem algumas doenças fúngicas na odontologia.
Se achar necessário, o cirurgião-dentista pode recomendar o uso do ácido para combater o desenvolvimento da Candida Albicans.
Existem pesquisas que mostram a eficiência do AUD em materiais reembasadores para próteses dentais removíveis após exposição à cavidade bucal.
Esse tipo de material apresenta alterações que facilitam a colonização por espécies de Candida. Dessa forma, o ácido undecilênico tem sido incorporado na formulação dos materiais para reduzir o desenvolvimento dos fungos.
No entanto, concentrações de ácido undecilênico liberadas pelo material reembasador e os efeitos sobre o desenvolvimento dos biofilmes de Candida ainda não foram totalmente elucidados e segue sob pesquisa.