Confira aqui como o ácido peracético é utilizado na área da odontologia
Durante os procedimentos odontológicos, os cirurgiões-dentistas utilizam materiais, como os instrumentos endodônticos. No entanto, após os tratamentos, esses materiais ficam contaminados pela microbiota oral. E, é nesse cenário que o ácido peracético é usado.
A finalidade é a limpeza e a descontaminação dos materiais por meio do uso do ácido peracético. Assim, ambos dentistas e futuros pacientes ficam seguros e evitam a transmissão de microrganismos nocivos para a saúde.
O ácido peracético é o produto químico usado para a esterilização dos materiais odontológicos. Isso por causa da sua ação anti-microbiana. Curiosidade:o ácido peracético 0,2% é o químico mais usado na área.
Por que e como devo usar o ácido peracético?
O profissional deve usar o produto químico para evitar transmissões e contaminações por microrganismos. Desse modo, doenças graves são evitadas e o dentista assegura a biossegurança no consultório odontológico.
Assim o ácido é usado, por exemplo, na limpeza do avental impermeável, luva de borracha, óculos de proteção, equipamento periférico, equipo, cadeira, mocho e sistema de sucção. O ácido é passado com pano umedecido.
No caso da tubulação do equipamento odontológico, almotolia e borrifador plástico, esses materiais devem ter contato direto com a solução ácida.
Mas fique atento: o uso indevido do agente irrigador pode trazer prejuízos para a saúde. Algumas das consequências são:
- Queimadura na pele;
- Irritação das vias respiratórias; e
- Irritação dérmica.
Por isso, o manuseio do químico responsável pela esterilização dos materiais deve ser feita com cuidado por profissionais competentes.
Amplie os cuidados com a biossegurança
Além da desinfecção de instrumentos, os profissionais da área devem ficar atentos à outras condições da biossegurança do consultório odontológico.
Isso porque a biossegurança na odontologia é o nome geral dado a todos os procedimentos de segurança e higiene.
O objetivo é manter o dentista, sua equipe e os pacientes protegidos de acidentes ou contaminação. Todos esses procedimentos são pré-estabelecidos por regras e normas oficiais.
Por isso, além da esterilização, os profissionais precisam manter mais cuidados. Algumas das medidas básicas são:
- Vacinação: a equipe odontológica deve estar com as vacinas em dia. Elas são a melhor barreira contra doenças e são extremamente eficazes;
- Equipamentos de proteção individual (EPI´S): fazem parte do famoso “kit básico” de todo dentista. Sem eles, um dentista não pode fazer qualquer procedimento.São eles: o jaleco, a máscara, o óculos de proteção, o gorro e as luvas de procedimento;
- Assepsia: lavar as mãos frequentemente e descartar as luvas e outros materiais em local adequado;
- Anti-sepsia: esterilizar áreas que já foram infectadas; e
- Limpeza.
Para garantir a segurança completa no seu consultório, é preciso que você invista em materiais de limpeza, esterilização e desinfecção.
Além disso, é essencial auxiliar e investir na formação dos seus funcionários, como os auxiliares e secretários. Isso porque eles também precisam seguir todas as regras da biossegurança para manter o espaço seguro.
Com esses cuidados básicos e com o uso do ácido peracético, você está pronto para atuar no consultório odontológico! Pode marcar consultas e atender da melhor forma possível os seus pacientes.