Ácido graxo pode auxiliar em tratamentos periodontais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O elemento é uma das principais fontes de energia do nosso corpo e pode beneficiar a saúde bucal

Muitas pessoas sofrem com doenças periodontais durante a vida. As causas são inúmeras, como a má higiene bucal, ou até mesmo fatores específicos. E na hora do tratamento, o ácido graxo pode ser um auxiliar bastante importante.

Mas antes de saber como é a atuação desse elemento na periodontia devemos entender um pouco mais sobre ele. Você por acaso sabe o que é o ácido graxo?

Ácido graxo é um tipo de lipídio formado por cadeias longas de carbonos (C) com um grupamento carboxila (-COOH) em uma de suas extremidades.

Eles são a parte dos lipídios utilizada como combustível pelas células. Assim, constituem uma das principais fontes de energia de nosso corpo, junto com a glicose e as proteínas.

Muitas pessoas costumam chamar os ácidos graxos de gordura. Entretanto, esta nomeação está incorreta. As gorduras são formadas não só por estas moléculas, mas pela união desses ácidos graxos a uma molécula de glicerol.

Além disso, é possível dizer que são os ácidos que definem a consistência das gorduras. Pois dependendo de sua estrutura as gorduras podem ser sólidas ou líquidas.

O que define isso é a forma de apresentação dos ácidos graxos, que pode ser saturada, onde os carbonos apresentam ligações simples ou não-saturada, com uma ou mais ligações duplas.

Ainda existem particularidades. No caso de apenas uma dupla ligação na cadeia, o ácido graxo é denominado monoinsaturado, no caso de duas ou mais ligações, chama-se polinsaturado.

Principal função do Ácido Graxo no organismo humano

Como já dissemos anteriormente, juntamente com a glicose e as proteínas, o ácido graxo possui a função de fornecer energia para o nosso organismo.

Todos nós possuímos uma necessidade diária desse tipo de ácido. Estudos indicam que cerca de 40% do total dela são obtidos através da dieta.

Além disso, em algumas espécies de seres vivos, como em animais que hibernam ou pássaros migrantes, os ácidos graxos são a única fonte de energia realmente importante.

Ácido Graxo e Saúde Bucal

Existem inúmeros tratamentos para periodontites. Muitos deles focam na administração de drogas para combater e tentar inibir os processos inflamatórios provenientes da doença.

Contudo, essas drogas têm efeitos colaterais significativos e podem levar à imunossupressão e outros malefícios ao organismo. Principalmente quando usadas a longo prazo.

Assim, especialistas da área vem testando novas terapias. O objetivo é facilitar a resolução da inflamação mais do que a sua simples supressão, sem trazer efeitos indesejados para o hospedeiro.

É nesse contexto que observamos a inserção do ácido graxo na odontologia. Ele é atribuído à dieta do paciente, visando uma melhora fisiológica na resposta do hospedeiro à infecção.

O consumo do ácido graxo n-3, denominado ômega 3, diminui a quantidade de ácido araquidônico disponível nas células.

Desse modo, a produção de eicosanóides ligados à inflamação, pode funcionar como um potente imunorregulador.

Além disso, recentemente, foi descrita uma nova classe de mediadores lipídicos derivados do ômega 3, composta pela resolvina, protectina e lipoxina.

Essa classe possui um importante efeito anti-inflamatório e provavelmente será a explicação para uma série de ações anti-inflamatórias do ômega 3 que têm sido relatadas.

Assim, é possível dizer que o uso do ômega 3 em conjunto com o tratamento periodontal convencional, composto por raspagem e alisamento radicular, leva a melhores resultados clínicos e microbiológicos.

O ácido graxo auxilia na resolução da inflamação, o que poderia sugerir seu uso como coadjuvante do tratamento periodontal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.