Nimesulida age como analgésico e anti-inflamatório na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O medicamento já possui até uma forma genérica, mas não deve ser utilizado sem prescrição médica

Após passar por um procedimento cirúrgico ou até sentir algum incômodo ou dor no dente, é comum que o paciente seja aconselhado a ingerir nimesulida. O medicamento é extremamente comum nos consultórios odontológicos.

Mas é importante lembrar que a nimesulida, assim como outros diversos medicamentos, só deve ser utilizada quando previamente prescrita por seu dentista de confiança.

A nimesulida é um anti-inflamatório extremamente potente. O composto possui ação anti-térmica e analgésica. E além de combater uma variedade de infecções, pode ser utilizado em casos de fortes dores e febre.

Como a nimesulida atua em nosso organismo?

É comum que esse medicamento seja encontrado tanto na forma líquida quanto na sólida. Desse modo, a sua comercialização é feita principalmente através de gotas e comprimidos.

É importante entender que o princípio ativo desse analgésico é a cicloxigenase-2, um elemento que atua diretamente em nosso sistema nervoso central.

Este medicamento atinge algumas áreas específicas de nosso cérebro, que atuam com alertas e sensações de dor. Assim, a nimesulida impulsiona a síntese das prostaglandinas, ação ligado aos processos inflamatórios.

Além disso, este remédio também inibe a fabricação de radicais livres, que são estruturas resultantes das inflamações.

Nimesulida na odontologia

Como já citamos anteriormente, a nimesulida é uma forte aliada da odontologia. A medicação é recomendada principalmente após alguma intervenção que venha a provocar inchaço ou dor na cavidade bucal do paciente.

Quando a pessoa sofre com uma dor de dente ainda não tratada, é comum que o profissional também receite o anti-inflamatório.

Vale dizer que a nimesulida não deve ser usada por longos períodos. Ou seja, ela é principalmente recomendada durante tratamentos de curta duração.

O uso máximo deste composto deve ser de sete dias. Quando o indivíduo não faz uso moderado, acaba correndo risco de contrair lesões hepáticas.

Assim, em alguns casos o dentista acaba não receitando o remédio para determinados pacientes, visto que isso representaria um risco a mais para a saúde da pessoa.

Benefícios da nimesulida

Aqui é importante dizer que diferentemente da maioria dos medicamentos, a nimesulida acaba acumulando uma quantidade menor de substâncias no rim do usuário.

Consequentemente, o paciente correrá menos riscos de sofrer com alguma reação adversa de seu organismo.

Fora isso, a sua ação é extremamente veloz. Em media a nimesulida costuma fazer efeito em 15 minutos ou menos. Isso traz um maior conforto ao indivíduo em uma quantidade muito menor de tempo.

Evite a automedicação

Nos dias atuais, a nimesulida já é comercializada na forma de medicamento genérico. Apesar disso, o ideal é que você só utilize este anti-inflamatório quando prescrita previamente por um profissional qualificado.

Essa prescrição de medicações é regulamentada pela lei 5.081/6, que estabelece o exercício da Odontologia e compete ao cirurgião-dentista prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo.

Além disso, é permitida a prescrição e aplicação nimesulida e outros medicamentos em casos de acidentes graves que possam comprometer a vida e a saúde do paciente.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.