ABO (Associação Brasileira de Odontologia): conheça a entidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Representando todos os dentistas brasileiros, ABO tem papel importante na classe odontológica

Todos que se formam na faculdade de odontologia, sabem o quanto as capacitações e evolução profissional são importantes. E a ABO é uma das instituições responsáveis por esse desenvolvimento.

Sendo assim, são trabalhos como os da ABO ou Associação Brasileira de Odontologia que incentivam os dentistas e auxiliam a classe odontológica para a evolução e conquistas da profissão.

ABO é a maior representante do Brasil em redes de capacitação e divulgação científica em Odontologia. Ela representa o Brasil como País-Membro na Federação Odontológica Latino-americana.

Portanto, todos seus trabalhos são de extrema importância.

História da ABO

Começando no ano de 1917, era inicialmente conhecida como Federação Odontológica Brasileira, ou ainda, pela sigla FOB.

Foi somente em 1949 que começou a ser oficialmente chamada de União Odontológica Brasileira, nome que durou até chegar em 1962 e se tornar por fim a Associação Brasileira de Odontologia.

Porém, apesar de todas as mudanças com relação aos nomes, as prioridades dos envolvidos com o trabalho nunca mudaram, sempre buscando a capacitação e evolução profissional da classe.

Com um objetivo principal de promover a Odontologia nacional e internacionalmente, o cirurgião-dentista sempre foi então o foco, principalmente nos campos:

  • Técnico-científico
  • Sociocultural
  • De contribuição com a política de promoção da saúde bucal de toda a população

Contando com 321 sedes, existem 1.500 consultórios odontológicos espalhados em mais de 80 Escolas de Aperfeiçoamento Profissional.

Todos eles oferecem atendimento gratuito ou que seja pelo menos subsidiado à população. Além disso, é nesses locais que acontecem 70% dos cursos de especialização em Odontologia que estão registrados no CFO.

Indo de Norte a Sul e Leste a Oeste do Brasil, é possível que seja encontrada uma ABO Nacional. Foi com o passar dos anos que a associação conseguiu se instalar por todos os 27 estados brasileiros.

Corpo Diretivo da Associação

O corpo diretivo da rede ABO conta com:

  • Presidente – Dr. Paulo Murilo Oliveira da Fontoura
  • Vice-Presidente – Dr. Gustavo Gomes de Oliveira
  • Secretária-Geral – Dra. Priscilla Bueno Flores da Silva
  • Tesoureiro-Geral – Dr. Celso Minervino Russo
  • Primeiro Tesoureiro – Dr. Carlos Marcelo Lucas Folha
  • Primeiro Secretário – Dr. José Emilson Motta Junior

Dessa forma, com uma média de 90 mil associados, não beneficia somente aos que fazem parte.

De uma certa forma, todo o trabalho feito é pensando nos 200 mil profissionais da classe odontológica que existem no Brasil.

Ainda assim, alguns dos benefícios que a associação conta são muito interessantes. Há por exemplo um convênio com agências de seguro e previdência, que é muito importante.

Benefícios como livrarias com livros exclusivos também estão disponíveis, além de uma rede credenciada e uma corretora de seguros.

Ações Sociais da ABO

São diversas as ações realizadas pela Associação Brasileira de Odontologia. E mesmo os profissionais que não associados se beneficiam com os trabalhos que são desenvolvidos.

Dessa forma, focando muito na população e sempre no bem social, certas ações acontecem periodicamente. Algumas das que já ocorreram são:

  1. Um sorriso do tamanho do Brasil
  2. Campanha nacional para o aleitamento materno
  3. Ação social a favor da saúde
  4. Ação social em favor do meio ambiente
  5. Sou doador do tipo ABO
  6. ABO amiga do peito

Conhecendo Mais Sobre as Ações

Falando um pouco mais sobre cada um deles, é preciso entender então a importância e impacto que esses têm na população que necessita.

A ABO amiga do peito tem como principal objetivo incentivar cada vez mais o aleitamento materno. Além disso, os trabalhos nessa ação consistem em prestar um apoio aos bancos de leite que estão por todo país.

A ação a favor da saúde, desenvolve diversos trabalhos individuais e também coletivos, todos com um foco em promover mudanças no comportamento da população.

A ideia é garantir uma melhor qualidade de vida, bem-estar e também saúde.

Com relação às ações que apoiam o meio ambiente, o objetivo também é mobilizar a população seja individualmente ou por meio de coletivas.

Porém, o foco agora é em estimular a cidadania, sustentabilidade e consciência ambiental.

Para as doações de sangue, o que ocorre é uma contribuição ativa que consiga mais do que promover, implementar uma cultura de doação que seja voluntária entre a população, criando atos de cidadania e solidariedade.

Por fim, uma das mais importante é o projeto Um Sorriso do Tamanho do Brasil, que tem como principal objetivo tratar da saúde da população.

Porém, seu diferencial é que o trabalho é feito por meio de um atendimento que visa prevenir as crianças. Então, são passadas instruções de higiene bucal.

Dessa forma, anualmente essas ações lúdicas, artísticas, sociais e ambientais são conduzidas nas sedes da ABO. De forma geral, todas elas tem um mesmo foco: promover a saúde bucal para o maior número de pessoas.

Cursos Promovidos pela ABO

Em todas as sedes é possível que o profissional consiga aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos que vão desde atualização, especializações, até uma formação. Assim, cada um deles conta com:

  • Cursos de imersão: mini-implante ortodôntico
  • Especialização: Dentística, harmonização facial, ortodontia. implantodontia, endodontia, estética dental e próteses dentais
  • Atualização: endodontia, ortodontia, implantodontia, estética
  • Avançado: Braquetes auto ligados, mini-implantes e propulsor mandibular; imersão em tratamento ortodôntico cirúrgico; cirurgia avançada em implantodontia com enxerto ósseo e elevação do assoalho do seio maxilar
  • Formação: auxiliar em saúde bucal

Depois de ler nosso artigo ficou interessado em se tornar mais um associado da ABO? O processo é bem simples, basta preencher um cadastro no próprio site oficial da associação que os responsáveis entrarão em contato.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.