PACIENTES

Pré-operatório em odontologia: saiba quais os principais cuidados

Pré-operatório em odontologia: saiba quais os principais cuidados

Evitar a ingestão de alimentos gordurosos faz parte do pré-operatório em odontologia

Uma pessoa pode necessitar de cirurgias odontológicas por diversos motivos. Seja para correção, extração de algum dente ou até mesmo procedimentos estéticos, os cuidados do pré-operatório são necessários.

Conheça algumas das medidas mais comuns durante o pré-operatório de um procedimento em odontologia.

O pré-operatório de procedimentos odontológicos deve ser muito cuidadoso para evitar complicações durante e após a cirurgia.

Importância do Pré-Operatório em Odontologia

Não é raro encontrar pessoas que tenham medo de visitar o consultório de um dentista.

Esse medo, chamado de odontofobia, pode estar relacionado à outras diversas fobias, como a aicmofobia (medo de agulha), latrofobia (medo de médico), agliofobia (medo de sentir dor) e nosocomefobia (medo de hospital).

Ainda, essa sensação negativa é intensificada no dia anterior à realização de algum procedimento odontológico cirúrgico.

Uma vez que o medo e a ansiedade podem atrapalhar o procedimento e até mesmo a recuperação, o preparo do paciente é extremamente importante, diminuindo o risco de complicações.

Como acontece o Pré-Operatório em Odontologia?

Realização dos exames necessários

O primeiro passo do pré-operatório é a realização dos exames necessários para confirmar a necessidade da cirurgia.

Em alguns casos, mesmo que o exame não seja necessário para a realização do procedimento em si, ele se mostra importante para garantir que o tratamento seja feito com sucesso.

Prescrição de medicamentos

É comum que, para um pré-operatório odontológico, o dentista recomende o uso de determinados medicamentos.

Esses medicamentos visam, principalmente, preparar o corpo do paciente para evitar possíveis complicações. Entre essas complicações, podem citar infecções ou até mesmo problemas na cicatrização.

Em alguns casos, o dentista prescreve o uso de medicamentos ansiolíticos. Por isso, é de extrema importância que o paciente tome os medicamentos adequadamente, seguindo as indicações feitas pelo profissional.

Cuidados com o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas

Existem diversos procedimentos odontológicos que requerem que o paciente pare de fumar. Isso porque a nicotina acarreta problemas para a cicatrização necessária após uma cirurgia.

Em geral, o paciente deve interromper o hábito por pelo menos um mês antes de sua realização. Quanto às bebidas alcoólicas, é importante ressaltar que o álcool dificulta o processo de metabolização da anestesia.

Além disso, sua presença no organismo ainda prejudica a ação dos antibióticos utilizados como prevenção ao desenvolvimento de doenças infecciosas.

Por isso, é recomendado que o paciente interrompa também esse hábito ao menos três dias antes da cirurgia.

Cuidados com a alimentação

Se engana quem pensa que a alimentação não interfere na boa realização de uma cirurgia odontológica.

Por isso, no momento de pré-operatório na odontologia, é importante que o paciente opte por se alimentar com comidas de leve ingestão, evitando alimentos gordurosos.

Isso porque esse tipo de alimento apresenta uma digestão lenta, obrigando o corpo a trabalhar e dificultando o descanso necessário antes do procedimento.

Outra boa dica é comer em menores quantidades e evitar doces ou alimentos com grande quantidade de açúcar.

Cuidados com o sono

Estar descansado é essencial para que o corpo reaja bem à cirurgia. Por isso, o sono tem uma função muito importante no dia anterior à realização.

Ainda, dormir bem é essencial para que o paciente se mantenha tranquilo durante o pré-operatório de um procedimento odontológico.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também