Confira aqui como o procedimento de abertura coronária é realizado na área da odontologia
Algumas alterações na nossa cavidade bucal comprometem a vitalidade e funcionalidade da polpa dentária. Como tratamento para evitar consequências perigosas nessa região, os profissionais indicam a abertura coronária.
O tratamento da abertura coronária é realizado nos dentes incisivos e caninos superiores e inferiores, no 1º molar superior e inferior, no 1º e 2º pré-molar superior e no 2º pré-molar inferior.
A abertura coronária é uma técnica cirúrgica de cuidado e preparo cavitário. Esse procedimento também é conhecido como protocolo de abertura coronária.
Nesse artigo tiraremos todas as suas dúvidas sobre a abertura coronária. Vamos começar?
Profissionais indicados para realizar o protocolo
Como a abertura coronária é realizada na polpa, os profissionais mais indicados para o procedimento são aqueles que estudam esse elemento da cavidade bucal.Por isso, os endodontistas são os responsáveis por esse tratamento.
Eles são especializados em endodontia, que é a área da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.
Assim, a abertura coronária endodôntica é realizada para tratar a polpa dentária, que pode estar inflamada, infectada e até perdendo a sua vitalidade.
Passo a passo da abertura coronária
Para você entender como o procedimento é realizado, fizemos o passo a passo abertura coronária.
- Ponto de eleição – é a primeira etapa do procedimento. Nesse passo, os profissionais escolhem qual área será escolhida para a abertura. Assim, o profissional consegue acessar a câmara pulpar. Mas, é preciso lembrar que cada dente tem a própria anatomia. Por isso, cada acesso será diferente. Os instrumentos mais utilizados nesse processo são: ponta diamantada esférica compatível com a anatomia dental. Importante: o profissional saberá qual instrumento utilizar graças as radiografias iniciais periapicais.
- Direção de trepanação e remoção do teto – nessa etapa, o profissional com uma linha tenta alcançar, a partir do ponto de eleição, a câmara pulpar e o canal radicular. Além disso, é feita a remoção do teto da câmara pulpar. Os instrumentos mais utilizados nesse processo são: ponta diamantada esférica compatível com a anatomia dental, broca esférica e sonda exploradora.
- Desgaste compensatório e forma de conveniência – nessa etapa, o profissional remove a projeção interna do cíngulo. Com isso, o profissional terá benefícios com a visualização e instrumentação das paredes do canal radicular. Os instrumentos utilizados nesse processo são: broca endo-z e ponta diamantada.
- Forma de contorno – nessa etapa, é realizado o contorno final do procedimento de abertura coronária. Como cada dente tem a sua própria anatomia, cada um deles terá um formato diferente.
Cuidados durante a abertura coronária
Quando o protocolo de abertura coronária é realizada, os profissionais realizam a limpeza da câmara pulpar. Assim, os profissionais esvaziam essa área.
Com a limpeza, os profissionais localizam as entradas dos canais de forma mais eficiente. Os instrumentos mais utilizados nesse processo são curetas compatíveis com a anatomia.
Também, durante todo o processo, o esmalte e a dentina remanescentes são preservados para evitar fraturas.
Além disso, o assoalho da câmara pulpar também é preservado. Assim, os endodontistas manuseiam com cuidados os instrumentos para evitar qualquer perfuração durante a abertura coronária.