Descubra as principais propriedades e contraindicações da substância
O eugenol é um líquido amarelo claro, naturalmente pouco solúvel em água, presente em diversos óleos naturais, como poejo e noz moscada, por exemplo.
Até aí tudo bem! Mas você deve estar bastante curioso para saber onde o eugenol se relaciona com a odontologia, não é mesmo?
O eugenol, quando misturado com óxido de zinco, pode ser utilizado como cimento provisório ou intermediário para determinados tipos de restaurações dentárias.
Ele é colocado em um recipiente e misturado com o pó do óxido de zinco com o auxílio de uma espátula. Assim, é formada uma pasta bastante densa e de textura parecida com a de uma borracha.
Eugenol e o Cheirinho de Dentista
A curiosidade é que a produção da substância do cimento de eugenol libera um cheiro extremamente característico, conhecido por muitos como cheirinho de dentista.
Mas afinal, o que é o cheiro de dentista? Ele é descrito como um aroma bastante semelhante ao do cravo, a famosa árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia.
Apesar de sentirmos uma variedade enorme de cheiros em um consultório odontológico, para a maioria dos pacientes o cheiro de eugenol sobressai bastante diante dos outros.
Utilização Odontológica e Propriedades
A principal característica do eugenol é a sua biocompatibilidade com o nosso organismo. Talvez esse seja um dos principais motivos para a escolha de sua utilização na odontologia.
Além disso, ele possui propriedades analgésicas, antissépticas e balsâmicas, podendo ser utilizado em:
- Restaurações provisórias;
- Forração de restaurações definitivas;
- Tratamentos de canal, como cimento obturador. Ele é um bom isolante térmico, substituindo com maestria a dentina perdida.
Outras Aplicações para da Substância
Por ser uma substância bastante versátil, o eugenol pode ser utilizado em diversos ramos da indústria.
Ele possui propriedades semelhantes a de alguns anti-depressivos, sendo largamente utilizado em tratamentos contra a depressão.
O eugenol não se limita apenas ao uso humano, sendo utilizado também em animais. Um forte exemplo é a piscicultura, um tratamento anestésico realizado em algumas espécies de peixe.
Outras aplicações notáveis para o eugenol são:
- Agente antitrombótico;
- Agente antifúngico;
- Tratamento de problemas cardiovasculares;
- Efeito antibacteriano e antifúngico;
- Redução de lesões provocadas por refluxos ou úlceras frequentes;
- Agente antioxidante.
A substância ainda está fortemente presente na indústria farmacêutica, na fabricação de perfumes e fragrâncias. Ela também é ingrediente chave na fabricação do cigarro de cravo, um produto bastante popular na Indonésia.
Existe Contraindicação Para o Eugenol?
Após a realização de diversas pesquisas, estudiosos descobriram que uma das poucas contra indicações para o uso de eugenol é a hipersensibilidade.
Além disso, pessoas alérgicas à substância ou algum elemento presente no cimento de eugenol não devem utilizá-lo.
Apesar de apresentar diversos benefícios e pouquíssimas contraindicações, o medicamento só deve ser utilizado caso seja receitado pelo dentista ou profissional encarregado.
Lembre-se, a automedicação é extremamente prejudicial a saúde. O remédio em questão pode efetuar um efeito reverso, e ao invés de beneficiar, pode acarretar uma série de problemas ao usuário.
Portanto, apenas utilize o eugenol ou qualquer outro tipo de solução medicamentosa perante prescrição médica.