O dentista é um dos profissionais que pode diagnosticar alterações bucais
Nossa boca é uma das portas de entrada para bactérias e outras substâncias que podem afetar nossa saúde. E quando algo não está funcionando bem, logo ela manda sinais como uma mancha na boca.
Uma mancha na boca pode ser apenas uma irritação leve ou uma afta, mas essa alteração também pode indicar problemas sérios como um câncer bucal.
Para identificar a origem da mancha na boca, o melhor é consultar um dentista. Ele é o profissional mais adequado para diagnosticar e prescrever um tratamento, caso seja necessário.
Que tal conhecer algumas das possíveis causas para as manchas na boca?
Doenças que apresentam mancha na boca
Uma mancha bucal podem envolver ou não uma lesão, entre as mais faladas e mais conhecidas, temos:
- Estomatite – inflamações que aparecem na região bucal interna. Na estomatite é possível identificar manchas vermelhas na mucosa da boca. O vírus responsável é o mesmo da herpes simples. Este pode ser propagado em momento de estresse, ansiedade e principalmente a baixa imunidade.
- Câncer de Boca – o câncer na boca, quando descoberto logo no início, é considerado tem altas chances de cura. Manchas de variadas cores e tamanhos devem receber atenção, assim como feridas e lesões que não cicatrizam. Embora todos estejam sujeitos a contrair a doença, fumantes e consumidores de bebida alcoólica em excesso devem ficar em alerta.
- Anemia – envolvendo tantos outros sintomas como tonturas, dores de cabeça e cansaço excessivo, os sinais bucais como manchas na boca podem passar despercebidos na anemia, mas eles existem. Desse modo, a sensação de estar com a língua lisa e uma ardência causada pela fragilidade na mucosa que a doença apresenta, podem indicar um quadro de anemia.
- HPV – conhecido como câncer no colo do útero, o vírus pode ser contraído através de relações sexuais (oral) sem uso de preservativo. Seu principal e mais conhecido sintoma é o surgimento de verrugas. Elas tendem a aparecer na região dos lábios e podem ser confundidas com a herpes. Por isso, o mais indicado é procurar um profissional caso haja dúvida.
- Cirrose hepática – lesões no fígado tem diferentes causas e se não receberem tratamentos, elas podem se tornar crônicas. Em casos como estes, as partes moles da boca do paciente costumam mudar de cor e apresentar manchas amarelas na boca ou esverdeadas.
Quando buscar ajuda do cirurgião-dentista?
Como mencionamos anteriormente, as manchas bucais podem não significar nada grave. Porém, um sinal de que devem ser diagnosticadas com atenção é a recorrência ou permanência das mesmas.
Se esse é o seu caso, existem vários especialistas que podem diagnosticar essas doenças. Entre eles estão:
- Dentistas;
- Clínico Geral;
- Infectologistas;
- Imunologistas.
Autoexame Bucal em caso de manchas na boca
Obviamente, o profissional da saúde é o mais indicado para tratar e diagnosticar qualquer lesão. Entretanto, o autoexame bucal é bastante recomendado. Uma simples ida até o espelho pode fazer uma grande diferença.
Mas o que procurar?
- Feridas;
- Sangramentos;
- Inchaços;
- Examine a língua;
- Manchas;
- Não esqueça da área das gengivas, céu da boca e mucosa.
Caso sinais muito fortes sejam apresentados e, outros sintomas como febre, dificuldade ao mastigar ou engolir, ardência surjam, não deixe de procurar um especialista.
Não dê bobeira para e preste atenção nas alterações, como uma mancha na boca.