Faça o autoexame na boca em 4 passos simples

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O procedimento é rápido e ajuda a prevenir doenças mais graves

Apesar de não ser o tipo mais comum da doença, o câncer bucal atinge milhões de brasileiros todos os anos. Pensando nisso, neste artigo, resolvemos falar sobre o autoexame.

autoexame é extremamente simples e pode ser realizado por qualquer um. Tudo que você precisa é de um espelho  e uma boa iluminação.

O autoexame é um exame simples e bastante eficaz na identificação de alterações bucais e na prevenção do câncer de boca. O ideal é que ele seja realizado mensalmente.

Os principais recomendados a realizar o autoexame bucal são pessoas acima de 40 anos que utilizem tabaco e consumam bebidas alcoólicas com frequência.

Como realizar o autoexame

O passo inicial é higienizar suas mãos. O ideal é que você consiga visualizar sua boca por completo para realizar o procedimento. Quando o paciente utiliza próteses, é recomendado que elas sejam removidas antes do início do exame.

A técnica do autoexame bucal consiste em uma inspeção visual acompanhada da palpação da boca.

Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas no autoexame bucal, foi criada a sigla BLLAP, que significam respectivamente bochecha, lábios, língua, assoalho bucal e palato.

Agora vamos listar um passo a passo para te auxiliar na hora do exame bucal:

  1. Utilizando as mãos, olhe seus lábios superior e inferior por dentro e por fora, inclusive as gengivas.
  2. Examine o interior das bochechas, visualizando também a garganta e o céu da boca.
  3. Observe a língua olhando por cima, por baixo, sem esquecer também das laterais.
  4. Apalpe a pele do rosto e pescoço suavemente, procurando alguns sinais, como alguma bolinha ou nódulo.

Você deve buscar por manchas em cor branca, vermelha ou enegrecida ou por lesões persistentes que não apresentem sinais de cicatrização.

Mesmo que não exista sinal visível, é importante observar e apalpar toda a boca. Outros fatores a serem observados são:

Em seguida, caso você tenha achado alguma anormalidade , ou até mesmo algo que provoque dúvidas, entre em contato imediato com seu profissional de confiança. O pior erro que você pode cometer é ignorar o problema.

Principais causa do câncer de boca

Na onda da prevenção, também é legal que você saiba alguns fatores que podem desencadear o câncer bucal. O tabaco é responsável por 80 a 90% dos casos de câncer bucal, seja em pessoas que fumam ou mascam o produto.

O ato de fumar é bastante associado ao câncer pulmonar, mas devemos entender que a fumaça entra em nosso corpo principalmente pela boca, logo ele também tem ligação direta com nossa saúde bucal.

Mascar o tabaco também eleva em 50 vezes a possibilidade do indivíduo desenvolver o câncer na boca.

Pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso também aumenta bastante a chance de desenvolvimento da anomalia. A má higiene bucal e a falta de vitamina C na dieta também podem servir como catalisadores para o desencadeamento do problema.

Qualquer tipo de exame tem o papel de prevenir ou identificar doenças. E o quanto antes detectá-las, haverá uma chance maior de cura, e esse é o papel do autoexame.

Lembre-se, apesar de ser bastante eficaz, o autoexame não substitui o exame clínico, realizado pelo profissional da saúde.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.