DENTISTAS

Funções e composição do ligamento periodontal dos dentes

Funções e composição do ligamento periodontal dos dentes

Estrutura exerce diversas funções para o bom desenvolvimento do dente

Nossa arcada dentária é composta por diversas estruturas que trabalham juntas para garantir nossa saúde bucal e o bom funcionamento de ações como mastigar e falar. Dentre elas, podemos citar o ligamento periodontal.

Neste artigo, vamos descrever a composição do ligamento periodontal e indicar suas funções na anatomia bucal.

O ligamento periodontal é a ligação entre os elementos da arcada dentária e o osso alveolar. Ele é originário no saco dentário e desempenha diversas funções referente à constituição de nossos dentes.

Composição do ligamento periodontal

A membrana periodontal é constituída principalmente de fibras colágenas. Elas são divididas em grupos:

  • Grupo da crista alveolar – esse grupo é caracterizado pelas fibras que se unem ao cemento  abaixo da junção amelocementária.
  • Grupo horizontal – já esse grupo se localiza de forma apical ao grupo da crista alveolar.
  • Grupo apical – as fibras desse grupo se localizam em torno do ápice da raiz do dente.
  • Grupo oblíquo – a principal característica do grupo oblíquo é conter o maior número de ligamento entre os grupos.
  • Grupo inter-radicular – o grupo inter-radicular é aquele localizado entre as raízes de dentes multirradiculares.

Dessa maneira, as fibras colágenas estão inseridas tanto no cemento, quanto no osso alveolar. O arranjo das fibras em feixes e grupos permitem que elas suportem as forças aplicadas.

Além das fibras,  o periodonto é constituído também por  uma substância fundamental amorfa e por células.

Entre as células que constituem o ligamento periodontal, podemos citar o fibroblasto. Ele está relacionado com a síntese e, posteriormente, a degradação do colágeno. Além disso, ainda existem:

  • Células mesenquimais indiferenciadas;
  • Macrófagos;
  • Plasmócitos;
  • Mastócitos;
  • Cementoblastos;
  • Osteoblastos;
  • Osteoclastos.

Todos esses componentes são fundamentais para o bom desenvolvimento do ligamento periodontal.

Funções do Ligamento Periodontal

O periodonto exerce diversas funções de extrema importância para o bom funcionamento, desenvolvimento e composição da arcada dentária. Entre essas funções, podemos citar:

Função de suporte

Isso porque o ligamento periodontal tem a função de anexar os dentes ao osso alveolar. O osso alveolar está presente ao redor das raízes dentárias, as protegendo.

O suporte ocorrem principalmente graças a presença da união fibrosa formada pelas fibras principais entre o cemento da raiz e o osso.

Absorção de choques

O ligamento periodontal absorve desde forças leves até forças pesadas por meio de mecanismos que oferecem resistência.

Função remodeladora

Algumas células presentes na estrutura são capazes de formar e reabsorver tecidos essenciais para a formação do osso, do cemento e do próprio ligamento periodontal.

Os osteoblastos, por exemplo, estão relacionados ao desenvolvimento do osso. Ainda, os cementoblastos estão relacionados ao desenvolvimento do cemento dentário.

Os fibroblastos, por sua vez, estão relacionados ao desenvolvimento das fibras dos tecidos conjuntivos. Além disso, os osteoclastos e os odontoclastos são células relacionadas à reabsorção do osso e do dente.

Nutrição

Essa estrutura também está diretamente relacionada com o fornecimento de nutrientes que, por sua vez, permitem que as células mantenham a sua vitalidade e continuam atuando da maneira mais adequada.

Isso porque o ligamento periodontal é uma estrutura vascularizada. Dessa maneira, o sangue vindo das artérias dentais entra em maior quantidade através do fundo do alvéolo dentário.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também