O passa fio dental é um instrumento que facilita a limpeza interdental, importante para a prevenção de doenças periodontais
Pacientes que usam aparelho ortodôntico fixo costumam relatar que possuem dificuldades na hora de realizar a higienização bucal, principalmente quando é necessário usar o fio dental. Por isso, há um método que auxilia muito nesse momento: o passa fio dental.
Além do passa fio dental, que é utilizado para ajudar no manuseio do fio, existem também outros instrumentos que fazem a limpeza interdental.
O passa fio dental é parecido com uma agulha de costura, mas de plástico, sem ponta afiada e flexível. Em uma de suas extremidades tem uma abertura onde é introduzido o fio dental. Sua outra ponta é uma haste cilíndrica que facilita a pessoa a passar o utensílio entre o fio ortodôntico e a face vestibular do dente.
Assim, essa atividade torna-se descomplicada e rápida. Não há mais aquela complexidade de ter que encaixar o fio dental por dentro do aparelho fixo para conseguir retirar a placa bacteriana acumulada entre os dentes.
Como usar o passa fio dental?
Confira o passo a passo de como usar o passador de fio dental.
- Para começar, pegue um pedaço com cerca de 20 centímetros de fio dental;
- Em seguida, passe o fio dental no buraco do passador;
- Atravesse o fio ortodôntico do aparelho com o passa fio;
- Agora, o fio dental estará posicionado para ser introduzido na cavidade interdental;
- Segurando o fio dental com o dedo indicador de cada uma de suas mãos, realize movimentos suaves entre os dentes, penetrando o sulco gengival. Dessa forma, você irá remover todos os resquícios de alimentos que estão depositados na região gengival;
- Faça a remoção do fio dental na direção contrária à gengiva. Ou seja, se estiver na arcada dentária superior, retire o fio por baixo. Na inferior, por cima;
- Repita o processo até limpar todos os dentes.
Fio dental ajuda a evitar doenças periodontais
Como dissemos, a dificuldade em passar fio dental pode fazer os pacientes com aparelho fixo desistirem de utilizá-lo. E isso aumentará o acúmulo de placa bacteriana.
Então, haverá um estímulo ao surgimento de doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. A gengivite é o primeiro grau de uma inflamação no tecido gengival. Ela o deixa dolorido, inchado e sangrando.
Se não for tradada, evolui para a periodontite, que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente. Em especial, os ossos e os ligamentos periodontais. Isso pode causar perda de dente em decorrência da fragilidade óssea desenvolvida.
Portanto, usar o passador de fio é uma pequena atitude que faz grande diferença, já que poupa esforços e simplifica a higienização.
Outros métodos de limpeza
Existem outros dois métodos de limpeza recomendados para quem usa aparelho fixo, o fio dental com haste e a escova interdental.
Fio dental com haste
O fio dental com haste é um apetrecho que se parece com uma forquilha, que em suas duas pontas têm um fio preso. E por possuir uma haste fica mais fácil segurá-lo. Veja como usá-lo:
- Segure-o com o polegar e o indicador. Deixe-o paralelamente à cavidade;
- Insira-o no local e faça movimentos de vai e vem suavemente;
- Depois da limpeza, limpe o fio com água corrente, evitando que a placa bacteriana seja transportada de um dente para o outro;
- Ao fim, descarte-o.
Escova interdental
A escova interdental é um tipo de escova que auxilia na higiene entre os dentes e dos braquetes do aparelho. Ela é feita para deslizar facilmente nessas cavidades. Seu cabo permite uma manipulação precisa do instrumento.
- Insira a cerda da escoca de maneira perpendicular ao espaço interdental;
- Não aplique uma força desproporcional para não machucar;
- Enfim, faça movimentos de vai e vem.
Em resumo, o paciente deve escolher a ferramenta de limpeza interdental que mais lhe agrada, podendo escolher entre a escova interdental, o fio dental com haste e o passa fio dental, que deve ser utilizado prontamente com o fio dental convencional.