Doença comum entre os brasileiros, a “pressão alta” altera os cuidados do dentista com o paciente
Para manter a saúde bucal é preciso manter a saúde de todo o corpo. Isso porque a maioria das doenças que afetam o corpo acabam afetando, direta ou indiretamente, a saúde da boca. Um exemplo é a hipertensão.
Por isso, nós da Simpatio escrevemos esse artigo para que você entenda o que é hipertensão, causas, tipos e, claro, seu impacto. Assim, vamos começar definindo o que é hipertensão:
Hipertensão é popularmente conhecida como “pressão alta”. A doença é caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão arterial constantes ou permanentes. É uma patologia que deve ser acompanhado de perto por um médico cardiologista e exige cuidados do paciente no seu dia a dia.
Causas da Hipertensão
Um paciente hipertenso apresenta resistência ou endurecimento de seus vasos sanguíneos. Esse fator leva ao aumento da pressão arterial, ou seja, a hipertensão.
Na maioria dos casos, a doença é hereditária. No entanto, existem fatores que podem causar o endurecimento dos vasos de qualquer pessoa e causar hipertensão arterial.
Os fatores externos que podem levar a um quadro de pressão alta são:
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Consumo excessivo de sal;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Alteração dos níveis de colesterol toral e frações e triglicérides;
- Diabetes melito.
Além disso, fatores como a idade podem interferir no quadro. Quanto mais velho o paciente, maiores as chances de um caso clínico de pressão alta.
Tipos de Hipertensão
A doença pode ser classificada em três tipos diferentes, que se diferenciam pelos efeitos no corpo e no tratamento.
Por exemplo, um paciente com pressão muito alta e com alto risco (ou histórico) de AVC, precisará de um tratamento e acompanhamento muito maior que um paciente sem esses agravantes.
- Tipo 1: pressão arterial de 130 por 90 (13 por 9) até 160 por 100 (16 por 10);
- Tipo 2: pressão arterial de 160 por 100 (16 por 10) até 180 por 110 (18 por 11);
- Tipo 3: pressão arterial acima de 180 por 110 (18 por 11), esses são os casos mais preocupantes.
Hipertensão e Odontologia
Um paciente hipertenso exige certos cuidados e atenção do dentista. Por isso, recomendamos que o profissional sempre pergunte ao paciente sobre seu histórico médico e confirme se ele é hipertenso.
Além disso, como muitos pacientes não sabem se são hipertensos, recomendamos que o dentista afira a pressão do paciente antes de qualquer consulta.
Essa recomendação é ainda mais válida para pacientes acima dos 40 anos e essencial para pacientes acima dos 60 anos. Separamos alguns pontos que o dentista deve ficar atento em casos de pacientes com pressão alta, confira:
- Se o paciente apresenta pressão arterial acima de 160 por 100 na hora da consulta, opte por uma consulta mais rápida e recomende ao paciente que avise ou procure o cardiologista de confiança. Não se esqueça de anotar a pressão aferida no prontuário do paciente!
- Se o paciente apresentar pressão arterial acima de 160 por 100, recomendamos que não se realize nenhum procedimento invasivo ou demorado;
- Se a pressão for igual ou superior a 180 por 110, encaminhe o paciente para atendimento médico e não realize consulta ou procedimentos!
Doenças e problemas bucais comuns em hipertensos
Os pacientes hipertensos costumam apresentar alguns sintomas ou doenças características. Confira as mais comuns:
- Hiperplasias gengivais;
- Diminuição do fluxo salivar, a xerostomia.
O cirurgião-dentista também deve se manter atento aos medicamentos utilizados em pacientes com hipertensão. E se você é hipertenso, não deixe de avisar seu dentista!