Tomografia computadorizada garante propriedade no diagnóstico de distúrbios que não podem ser vistos em outros exames
Existem diversos exames que dão propriedade aos diagnósticos e auxiliam os dentistas. Os diferentes tipo de radiografia ou a tomografia computadorizada são alguns dos exemplos que podemos citar.
Geralmente, a tomografia computadorizada não causa desconforto nem dor ao paciente, exceto para aqueles que apresentem algum tipo de claustrofobia.
Tomografia computadorizada é um exame que reconstrói imagens em um plano tridimensional por meio da emissão de vários feixes de raio x dentro de um tupo. Ela exibe ossos, órgãos e tecidos.
Há a possibilidade do profissional requerer que a pessoa utilize um contraste, uma espécie de líquido, para ajudar na identificação e visualização de alguma parte determinada do corpo.
O exame é simples. O paciente fica deitado numa mesa dentro do tomógrafo, uma espécie de túnel. Normalmente, não dura mais do que 15 minutos.
Apesar de não causar dores e desconfortos, esse exame deve ser evitado por mulheres grávidas por conta da exposição à radioatividade, que pode afetar o feto.
Para que serve a tomografia computadorizada?
A tomografia permite que seja identificada:
- Doenças musculares;
- Doenças ósseas;
- Tumor;
- Infecção;
- Coágulo.
Tipos de Tomografia
Existem quatro tipos de tomografia por imagem:
- Tomografia de crânio – é aconselhada para verificar a presença de traumas, infecções, hemorragias, hidrocefalia e aneurisma.
- Tomografia do abdômen e de pelve – analisar abscessos, tumores, apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
- Tomografia de membros superiores e inferiores – para ver lesões musculares, fraturas, tumores e infecções.
- Tomografia do tórax – verificar doenças vasculares, infecções e tumores.
Antes de realizar o exame, o paciente deve estar em jejum por 4 a 6 horas.
Além disso, pode ser necessário suspender o uso de alguns medicamentos, como metformina, prescrito para quem tem diabetes. Afinal, este medicamento por si só funciona como um contraste, atrapalhando o diagnóstico.
Tomografia Computadorizada na Odontologia
Na odontologia, a tomografia computadorizada para dentes é bastante útil para verificar anomalias e complementar diagnósticos, tais como:
- Patologias – é muito benéfica para verificar tumores que envolvam a maxila, a mandíbula e as glândulas salivares, infecções ou qualquer outro tipo de patologia associado à cavidade bucal, bem como cistos odontogênicos e corpos estranhos. Pelo fato de reconstruir as imagens em um multiplano, é muito mais fácil a identificação de osteomielite e carcinoma.
- Dentes retidos – é possível identificar dentes retidos e ver como eles estão se comportando. Assim, o dentista consegue descobrir o motivo da não erupção e quais as consequências disso.
- Avaliação dos seios paranasais – os seios paranasais são cavidades localizadas na parte inferior dos ossos pneumáticos, que ficam na região do crânio. O objetivo é avaliar os tecidos ósseos e mudanças neoplásicas em seus tecidos moles, pois o dentista é um dos responsáveis por cuidar dessa área, visto a proximidade dos ápices das raízes dos dentes pré-molares e molares com o seio maxilar. Fora isso, uma inflamação periapical ou periodontal também pode atingir os seios paranasais.
- Traumas – na radiografia convencional, é muito mais difícil identificar traumas. Por isso, a tomografia computadorizada é tão importante.
- Articulação temporomandibular – a ATM é uma articulação que liga o maxilar ao osso temporal do crânio, postado á frente das orelhas. É responsável por todos os movimentos da mandíbula, e assim como a complexidade dessa articulação, há dificuldade em identificar problemas nela. Dessa forma, a tomografia ajuda no reconhecimento de qualquer disfunção.
- Implantes dentários – a tomografia computadorizada para implantes fornece detalhes importantes da qualidade do osso, principalmente quando sofrem reabsorção. Desse modo, há a possibilidade de efetuar um implante osseointegrado com maior propriedade.
Portanto, a tomografia computadorizada tem papel fundamental na odontologia, especialmente para constatar distúrbios que não podem ser vistos através de outros exames.