DENTISTAS

Sarcoma de Kaposi pode ser diagnosticado por dentistas

Sarcoma de Kaposi pode ser diagnosticado por dentistas

A neoplasia tem ligação com o HIV, porém não se limita aos pacientes soropositivos

Lesões e feridas na boca podem indicar a presença de diversas doenças. Uma das mais graves e preocupantes é o Sarcoma de Kaposi. Este tipo de câncer pode ser diagnosticado por cirurgiões-dentistas.

A neoplasia está muito ligada aos portadores do vírus HIV, porém não se limita a esse grupo. Para entender todos os aspectos do Sarcoma de Kaposi, devemos começar por sua definição:

O Sarcoma de Kaposi é um câncer, de tipo raro, que ataca o tecido conjuntivo. Pode se manifestar em diversas partes do corpo, como pele, pulmões, trato gastrointestinal, entre outros órgãos.

Os tipos de Sarcoma de Kaposi

Esse tumor maligno se apresenta de quatro formas distintas, que costumam atingir diferentes grupos de pacientes. Listamos as quatro formas para facilitar a identificação, confira:

  • Forma Clássica – essa foi a primeira forma a ser registrada. Ela afecta sobretudo os homens, com idade superior a 60 anos. A maioria dos pacientes com esse tipo de câncer também costumam estar infectados com VHH-8. Se caracteriza por sua forma cutânea, com ênfase nos membros inferiores. Outro ponto importante é que não provoca dor.
  • Forma Endêmica – essa forma foi registrada na década de 50. Na época, era uma das formas mais comuns de cancro na África, com pacientes homens de idade avançada e também pacientes jovens, de ambos os sexos. Nos pacientes mais jovens, foi registrado uma maior agressividade do câncer, com lesões distribuídas por todo o corpo.
  • Forma Pós-transplante – essa forma de Sarcoma de Kaposi só passou a ser registrada na década de 70. Como o próprio nome já diz, o foco é em pacientes transplantados, principalmente aqueles com transplantes de rim. Por isso, assim como portadores do VHH-8 e do HIV, os pacientes transplantados tem mais chances de serem afetados por esse tipo de câncer que a população não-infectada e não-transplantada.
  • Sarcoma + HIV – a quarta forma desse câncer é a associada ao HIV, e por isso talvez uma das mais conhecidas. Em países com alto índice de pacientes soropositivos, os índices do Sarcoma de Kaposi também são altos. Na odontologia, esse tipo de cancro se tornou, inclusive, uma forma de diagnosticar o HIV. Isso porque as feridas na boca formadas por essa neoplasia são facilmente identificadas em consulta clínica. Por isso a ligação entre sarcoma de kaposi e odontologia.

Os sintomas característicos desse tumor

Assim como na maioria das neoplasias, os sintomas de perda de peso, mal estar e dores são um sinal desse câncer. No entanto, o Sarcoma possui alguns sintomas característicos. Confira:

  • Feridas bucais, principalmente na mucosa (onde há presença de tecido conjuntivo);
  • Lesões de pele, com cor arroxeada. Podem ser planas ou elevadas e possuem uma forma irregular;
  • Hemorragias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Escarros de sangre.

Tratamento para Sarcoma de Kaposi

O tratamento desse tumor maligno, assim como da maioria das neoplasias, depende do seu tipo, grau e do estado de saúde geral do paciente.

Os tratamentos mais comuns são:

  • Terapia antiviral contra o HIV (quando associado);
  • Quimioterapia;
  • Crioterapia;
  • Radioterapia;
  • Cirurgia;
  • Terapia intralesional.

Quanto a prevenção, o Sarcoma de Kaposi é uma neoplasia que ataca pacientes com a saúde fragilizada. Por isso, manter o corpo forte, tomar as medicações corretamente, fazer acompanhamento e se prevenir contra ISTs é a melhor prevenção para esse tipo de câncer!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também